PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: JULIANA FIGUEIREDO E CARVALHO COSTA

DISCENTE: JULIANA FIGUEIREDO E CARVALHO COSTA
DATA: 31/07/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O MOODLE NOSSO DE CADA DIA: ACEITAÇÃO TECNOLÓGICA EM AULAS HÍBRIDAS NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Moodle; Modelo de Aceitação Tecnológica; Instituição de Ensino Superior.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO: O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação traz um novo olhar para a educação superior e seus desafios, por meio da interatividade e da percepção das atividades propostas que são de suma importância para todas as áreas da vida do estudante, modificando os comportamentos, as formas de aprendizagem, as relações interpessoais e, consequentemente, refletindo nas estratégias de ensino. O objetivo geral da pesquisa é verificar a aceitação tecnológica do Moodle, pelos professores de uma Instituição de Ensino Superior privada, na modalidade de ensino híbrido. Metodologicamente, a pesquisa se apresenta com abordagem quantitativa, de natureza exploratória, descritiva e explicativa, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e de campo. Como técnica de coleta e análise dos dados, utilizaram-se, respectivamente, o método de survey, por meio questionário aplicado por formulário eletrônico, e a estatística descritiva, disponibilizada pela plataforma Google Forms. A utilidade percebida e a facilidade de uso são construtos decisivos para que os sujeitos decidam sobre o uso de determinada tecnologia. Reconhecemos a existência da falta de incentivo para o uso e utilização do Moodle. Em vista disso, elaboramos um Manual de Boas Práticas Moodle, trazendo informações de forma simplificada de como poderia ser utilizado nas aulas híbridas. Com relação a pesquisas futuras, sugere-se reavaliar o mesmo grupo por meio do Manual elaborado e verificar se os dados refletem de forma positiva tanto no uso quanto na utilização do Moodle.
Presidente - 1677135 - PATRICIA MARIA DA SILVA
Interno - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA