PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: ÁLLYSSON ALBUQUERQUE ANDRADE

DISCENTE: ÁLLYSSON ALBUQUERQUE ANDRADE
DATA: 20/10/2023
LOCAL: Auditório do PPGE (Centro de Educação/UFPB)
TÍTULO: CULTURA DIGITAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: o trabalho remoto e as novas competências para procedimentos de negociações e compras do IFPB
PALAVRAS-CHAVES: Compras públicas; competência em informação; cultura digital; IFPB; Administração Pública.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: As organizações públicas, em tempos de cultura digital, precisam se atualizar em todos os níveis e atividades e isso se alcança mediante o gerenciamento informacional e a estruturação de uma organização aprendente, através dos modelos existentes e aplicáveis de competência digital e de informação. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, autarquia federal de regime especial vinculada ao Ministério da Educação – MEC, desempenha importância estratégica nas regiões onde possui um campus, do litoral ao sertão do estado, uma vez que além de ofertar cursos que promovem o desenvolvimento profissional, tecnológico e humanístico, desenvolve projetos capazes de transformar a sociedade. Pela relevância dos serviços ofertados, faz-se necessário manter um bom gerenciamento dos procedimentos de contratações do Instituto, já que a eficácia destes irão garantir a continuidade dos serviços prestados e servir como parâmetros para o planejamento das contratações futuras. O gestor de compras e licitação é a figura responsável pela instrução procedimental de compras públicas, enfrentando inúmeros desafios em suas atividades e buscando se adequar à nova forma de trabalho remoto. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo compreender como o trabalho remoto e as novas competências necessárias para procedimentos de negociações e compras do IFPB, em tempos de cultura digital na Administração Pública, alteraram o proceder profissional e organizacional obrigando estes a terem novos aprendizados. Especificamente, apresentar o perfil dos gestores de compras públicas do IFPB e a percepção quanto aos procedimentos de compras diretas e licitações, identificar as dificuldades enfrentadas pelo gestor de compras quanto à negociação, na modalidade de licitação pregão eletrônico e nas compras diretas por dispensa, interpretar como as competências, especialmente a informacional e a digital, para procedimentos de compras públicas (atividade-meio) influenciam nos resultados organizacionais (atividades finalísticas) do IFPB e como a cultura digital fez as organizações públicas e as profissões a terem de voltar a ser aprendentes. Para isso, contextualiza-se o tema abordado a partir das teorias sobre gestão do conhecimento, competência em informação e organizações aprendentes, além da legislação aplicável aos procedimentos de compras públicas. A metodologia proposta para este estudo, quanto aos meios, será bibliográfica e de campo. Quanto aos fins, a pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, com a utilização de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de um questionário, aplicado ao grupo de gestores de compras e licitações do IFPB. A partir de uma análise qualitativa-quantitativa, os dados foram analisados conforme o método Servqual. Os resultados da pesquisa apontaram necessidades de conhecimento, informação e tecnologia no proceder das compras e os gargalos apontados serviram como alerta para a necessidade de um modelo ou manual de procedimentos do gerenciamento informacional de compras públicas para o IFPB e esta proposição está presente nesse trabalho como o produto entregue a Organização. As principais conclusões são de que o gestor de compras públicas que atua no IFPB é um profissional proativo, dinâmico e competente, que sendo capacitado de forma contínua e tendo segurança e suporte nas suas atividades, conseguirá desenvolver ainda mais a sua competência em informação, não será mais apenas um usuário da informação, mas um profissional do conhecimento. Sugerimos que estudos futuros possam trabalhar em um modelo específico de competência em informação para gestores de compras públicas, que o manual seja aproveitado e disseminado em toda a Instituição e que sejam realizadas pesquisas que possam avaliar a percepção dos gestores antes e após o uso do manual e da uniformização dos procedimentos.
Presidente - 2015058 - ROBERTO VILMAR SATUR
Interno - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS