PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA PEREIRA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA PEREIRA ALVES
DATA: 06/11/2023
LOCAL: Google Meet Link da videochamada: https://meet.google.com/xfk-ssin-skq
TÍTULO: INOVAÇÃO NAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: UMA PROPOSTA PARA ESCOLA ARUANDA BASEADA NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PALAVRAS-CHAVES: planejamento estratégico; mapeamento de processos; escolas municipais.
RESUMO: O planejamento é um alicerce essencial para o funcionamento eficaz de qualquer organização, norteando a realização de tarefas e o alcance de objetivos. Esta pesquisa enfatiza a importância do planejamento, ao mesmo tempo em que identifica desafios e busca melhorias, tendo como objetivo principal propor um planejamento organizacional que priorize ações de melhoria nas rotinas administrativas das escolas públicas municipais de João Pessoa. Quando bem elaborado, o planejamento facilita a execução e promove reflexão constante sobre o rumo da organização, já a ausência ou ineficiência do planejamento pode causar prejuízos, impactando diretamente o ensino e gerando ansiedade e estresse, isso leva à pergunta de pesquisa: como a rede de ensino de João Pessoa realiza seu planejamento organizacional atualmente? Esta pesquisa tem por objetivo geral propor um planejamento organizacional que priorize ações de melhoria nas rotinas administrativas das escolas públicas municipais, e os objetivos específicos incluem realizar um diagnóstico organizacional, identificar gargalos nas rotinas de planejamento e elaborar um manual de planejamento organizacional baseado na teoria de mapeamento de processos. Visando o alcance desses objetivos, adotaremos a pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa do tipo descritiva, utilizando como método o estudo de caso que se propõe a compreensão profunda e contextualizada dos processos de planejamento organizacional na rede municipal de ensino de João Pessoa. A pesquisa envolverá a rede municipal de ensino, contando com a participação de servidores da Secretaria de Educação e Cultura e da Escola municipal Aruanda, os métodos incluem pesquisa documental, entrevistas e mapeamento de processos. Dentre as ferramentas para a construção do Planejamento Estratégico, diagnóstico e mapeamento, utilizaremos as ferramentas Análise SWOT, a modelagem BPMN, 5W2H e Ciclo PDCA. Como resultado da pesquisa, esperamos fornecer subsídios para o melhoramento do planejamento que é realizado na rede municipal assim como elaborar um manual que sirva de guia para os passos de um planejamento eficiente. Logo, esta pesquisa é relevante para aprimorar os processos de planejamento na rede municipal de João Pessoa, contribuindo para a prática profissional dos educadores e o alcance dos objetivos da instituição. Este estudo também trará aporte para estudos futuros sobre planejamento estratégico, aperfeiçoando o que já é realizado nas escolas municipais, e contribuirá para uma educação de qualidade.
Presidente - 2739440 - LUCILENE KLENIA RODRIGUES BANDEIRA
Interno - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS