PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: CYNTHIA TRIBUZY PEREIRA DE MELLO

DISCENTE: CYNTHIA TRIBUZY PEREIRA DE MELLO
DATA: 29/11/2023
LOCAL: meet.google.com/mtt-kxan-eom
TÍTULO: A Escola de Educação Básica da UFPB como organização aprendente e os desafios docentes no contexto pandêmico
PALAVRAS-CHAVES: Organização aprendente. Desafios docentes. COVID-19. Ensino remoto. Educação de Qualidade.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar os desafios e oportunidades da prática docente no contexto da pandemia da COVID-19 no âmbito da Escola de Educação Básica da UFPB (EEBAS/UFPB). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que vem reforçar o papel da escola como organização aprendente, capaz de revisar e mudar condutas, processos e funções, aprendendo da própria experiência, em diálogo constante com outras áreas de conhecimentos, assumindo os desafios e erros como uma parte consubstancial à aprendizagem, de modo a construir uma visão compartilhada das dificuldades, possibilidades, ameaças e fortalezas da prática docente, que permitirão modificar o funcionamento organizacional da escola e antecipar cenários futuros fortalecidos. Através da análise bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, pretende-se conhecer as diferentes estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes da EEBAS/UFPB na condução das aulas síncronas e assíncronas durante o período de ensino remoto; identificar as fortalezas e as ameaças do processo de implementação de modelos de ensino remoto no território da EEBAS/UFPB; apresentar e refletir sobre os limites da virtualidade como modelo escolar e os paradoxos da educação do presente e do futuro. Na análise dos dados e interpretação dos resultados, utiliza-se categorias de análise embasadas em estudos e pesquisas Ibero-americanas, em que serão analisadas as ferramentas de comunicação; conteúdos e materiais; controle e acompanhamento; gestão e planejamento do processo de ensino-aprendizagem do ensino remoto, que também culminará no direcionamento de estratégias inovadoras para pensar os paradoxos da educação do presente e do futuro, considerando o grande desafio de assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, em consonância com o ODS 4 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Presidente - 1308654 - ALEXSANDRA CARVALHO DE SOUSA
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES