PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO LEITE MEDEIROS DE O LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO LEITE MEDEIROS DE O LIMA
DATA: 15/12/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GESTÃO DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO: A FORMAÇÃO DA BRIGADAS DE INCÊNDIO E EMERGÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO FEDERAL À LUZ DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Conhecimento; Aprendizagem Organizacional; Segurança contra Incêndio.
RESUMO: As organizações modernas inserem-se em um contexto global de mercados mais competitivos e menos estáveis (Chiavenato, 2010, Schein, 2010). O conhecimento torna-se o ativo mais importante das organizações, configurando-se como elemento indispensável para a sua sobrevivência (Chiavenato, 2010) e a Aprendizagem Organizacional (AO) ganha relevância (Antonello e Godoy (2010). Concomitantemente, e destacando as mudanças recentes que ocorreram no Brasil, como a urbanização desorganizada e a ampliação da complexidade das atividades econômicas, a Segurança contra Incêndio (SCI) insere-se no universo das organizações e da sociedade em geral em resposta às grandes tragédias que trouxeram consequências irreparáveis (Seito, 2008) como a ocorrida da Boate Kiss (2013). Uma das medidas que fazem parte da SCI é a formação de Brigadas de Incêndio e Emergência (BIE) - pessoas treinadas capazes de atuar em incêndios e emergências diversas. Neste sentido, e tentando conciliar dois temas de relevância, este estudo almeja analisar a gestão do curso de formação das BIE da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sob a ótica da AO. Para isto, deverá ser conduzida uma investigação qualitativa, através de um estudo de caso com fins exploratórios e descritivos e foco na observação participante, utilizando como instrumentos entrevistas, questionários e análise documental. Ao término da pesquisa deverá ser proposta uma política de formação de brigadas. Espera-se poder contribuir cientificamente, haja visto que Seito (2008) identificou uma lacuna literária quanto ao tema de SCI, e empiricamente, auxiliando a UFPB e demais instituições públicas ou privadas na condução de novas formações de brigadistas que considerem a AO.
Presidente - 1726643 - CLAUDIALYNE DA SILVA ARAUJO
Interno - 067.635.424-61 - EDCLEYTON BRUNO FERNANDES DA SILVA - IFPI