PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JEAN CARLOS GOMES LIMEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEAN CARLOS GOMES LIMEIRA
DATA: 14/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DO SABER TECNOLÓGICO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL -MPGOA
PALAVRAS-CHAVES: Curso de Mestrado Profissional (CMP). Saber tecnológico. Itinerário formativo.
PÁGINAS: 44
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Administração de Recursos Humanos
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar como os saberes tecnológicos contribuem para o itinerário formativo do CMP, para alcance desse objetivo foram delineados os seguintes objetivos específicos: i) identificar os saberes tecnológicos na formação do CMP; ii) compreender a percepção discente quanto a apropriação dos saberes tecnológicos na formação do CMP; iii) mapear os produtos dos CMP em administração no Brasil. Para tanto, debruçou- se nos seguintes constructos: intersecções entre tecnologia e saberes tecnológicos, saberes versus conhecimento, saber tecnológico: como definir?, construção do saber tecnológico à luz da epistemologia da complexidade, saber tecnológico: um caminho para o seu desenvolvimento?, itinerários formativos do Curso de Mestrado Profissional (CMP). O percurso metodológico envolveu duas fases qualitativas. A primeira fase foi responsável pela concepção dos saberes tecnológicos. A segunda fase deu conta da mobilização do conhecimento tecnológico, cobrindo os objetivos um e dois. Para tal, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, que contou com a participação de 15 respondentes. O quais foram acessados por meio da técnica bola de neve. Para a análise dos dados das fases um e dois, utilizou-se a Análise de Narrativas (AN) que subsidiou o alcance dos objetivos um e dois. Para o alcance do objetivo três, procedeu-se com uma coleta documental no sítio da Plataforma Sucupira, e contou com o apoio da Análise de Conteúdo. Os achados da primeira fase, emergiram duas categorias de análises que foram discutidas de forma pormenorizada no capítulo de análises, do mesmo modo a segunda fase contou com o surgimento de três categorias que também foram detalhadas no capítulo de análises. A primeira fase revelou que o saber tecnológico está vinculado notadamente a artefatos e ferramentas tecnológicas, o acesso ao saber tecnológico se deu por meio de algumas disciplinas, e de forma pontual em seus trabalhos finais de curso. Para alguns entrevistados, não identificaram quase nenhuma aproximação com o saber tecnológico. Já a segunda fase revelou a importância dos saberes tecnológicos na atuação profissional, como também a contribuição dos saberes tecnológicos enquanto fomentadores de soluções práticas para a resolução de problemas reais nos sistemas organizacionais e sociais. Por último, os dados da coleta documental (objetivo 3), em um primeiro momento revelaram que apenas dois programas entregam o seu trabalho final de curso para além da dissertação. Entretanto, após visita ao repositório de teses e dissertações de tais instituições, percebeu-se que persiste a dissertação, enquanto trabalho final de curso. Por fim, percebeu-se que, ainda há uma ausência de conhecimento prático dentro do CMP, e que tal ausência deve ser encarada como um ponto de fragilidade no desenho instrucional do CMP. Espera-se que, se desperte junto aos agentes envolvidos no CMP, um olhar mais direcionado à adoção e emprego do saber tecnológico no seu processo de formação, e que os docentes e discentes sejam os principais responsáveis por esse despertar.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Externo à Instituição - ELAINE RIBEIRO DE OLIVEIRA
Presidente - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS
Interno - 2739440 - LUCILENE KLENIA RODRIGUES BANDEIRA