PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: VALDERMILSON GUILHERME N. DOS SANTOS

DISCENTE: VALDERMILSON GUILHERME N. DOS SANTOS
DATA: 22/12/2023
LOCAL: Sala Google meet meet.google.com/nkx-xtgw-cjc
TÍTULO: COADUNANDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO E DE DOCUMENTOS: UM OLHAR SOBRE A EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DO MÓDULO PROTOCOLO DO SISTEMA INTEGRADO DE PATRIMÔNIO, ADMINISTRAÇÃO E CONTRATOS (SIPAC) DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do Conhecimento. Gestão de Documentos. Gestão da Informação. Gestão de Processos. Sistema de informação. UFPB.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
ESPECIALIDADE: Organização de Arquivos
RESUMO: Este estudo buscou compreender as convergências entre a Gestão do Conhecimento (GC) e a Gestão de Documentos (GD), para que se consiga alcançar eficiência e eficácia em sistemas de informação, para tanto, observa-se ainda que são imprescindíveis os aportes da Gestão da Informação (GI) e da Gestão de Processos (GP). Portanto, tem-se como objetivo geral, analisar em que medida as orientações e fluxos processuais descritos no Manual do Servidor da Pró Reitoria de Gestão Pessoas estão implementados no Módulo Protocolo do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa de natureza aplicada e descritiva, de abordagem qualitativa. Quanto ao método de investigação pode ser descrita como estudo de caso único. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental, visando descrever o Manual do Servidor da PROGEP/UFPB, e a aplicação de questionários em três públicos-alvo da mesma instituição: o primeiro direcionado aos servidores da Assessoria Técnica e de Planejamento (ATPLAN); o segundo destinado aos servidores do Núcleo Setorial de Tecnologia da Informação (NSTI); e o terceiro direcionado aos servidores do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação (NDPI). Diante dos resultados, foi possível identificar, a partir do Manual do Servidor, diretrizes relacionadas à GI, GC, GP e GC. No entanto, embora esses elementos estejam explicitamente presentes no manual, verifica-se a necessidade de uma maior conexão prática com a gestão de documentos e com o SIPAC, estabelecendo-se diretrizes mais detalhadas para sua implementação efetiva no sistema. Ainda, a identificação das funcionalidades e atualizações do SIPAC demonstrou uma implementação satisfatória, embora pontos de melhoria possam ser explorados para uma adaptação mais ágil às mudanças. Os dados analisados mostram que mesmos que o Manual do servidor tenha os fluxos explicados existem ainda dificuldades em relação a execução das solicitações de serviços. Os participantes destacaram que algumas funcionalidades são implantadas no SIPAC ou SIGRH, mas apontaram para a necessidade de melhorias na agilidade e adaptação do sistema às mudanças. Embora a implementação seja reconhecida, houve menção a pontos que requerem aprimoramento, como a velocidade de adaptação às novas demandas e a possibilidade de uma integração mais dinâmica das atualizações para otimização do uso do sistema.
Presidente - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA
Interno - 1726643 - CLAUDIALYNE DA SILVA ARAUJO