PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: CIJAME DA COSTA SOARES JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CIJAME DA COSTA SOARES JUNIOR
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Sala de videoconferência do PPGOA
TÍTULO: TRANSFORMANDO PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES: uma análise da mediação na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: mediação; administração pública; resolução de conflitos; gestão de pessoas; organizações aprendentes.
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a possibilidade de implementação da mediação como método de resolução de conflitos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), visando à promoção de um ambiente de trabalho mais harmonioso e à garantia dos princípios da administração pública. A pluralidade do ambiente universitário ao mesmo tempo que propicia a produção do conhecimento pode levar a choques de perspectivas e opiniões. Gerir adequadamente esses conflitos é essencial para a saúde institucional, evitando a necessidade de resolução por procedimentos correicionais. Num contexto de escassez de recursos e de cobrança por eficiência na prestação de serviços, surge o seguinte questionamento: quais os caminhos para a solução consensual de conflitos pela mediação, como ferramenta de gestão de pessoas, na UFPB? Para alcançar seus objetivos, a metodologia proposta é a abordagem qualitativa, de natureza exploratória, com base em revisão bibliográfica e inspiração no estudo de caso na UFPB. A revisão bibliográfica aborda temas como mediação na administração pública, eficiência e sustentabilidade de recursos humanos, justiça restaurativa e mediação em procedimentos correicionais. O estudo de caso envolve a análise de normativas e documentos institucionais da UFPB para estudar o resultado recente dos procedimentos disciplinares, para mapear a existência de mecanismos de consensualidade e rastrear possíveis obstáculos à implementação da mediação. Também será estudada a experiência de outras universidades federais para identificar oportunidades e ameaças à mediação. Os dados serão analisados com base do método da análise de conteúdo. Como resultados, espera-se ser possível e viável implantar a mediação de conflitos no âmbito da UFPB, contribuindo para uma gestão de pessoas eficiente através da adoção de soluções inovadoras para a gestão de conflitos, bem como contribuindo para o resgate e fortalecimento das relações interpessoais.
Presidente - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ