PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDENIZA DELMONDES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDENIZA DELMONDES PEREIRA
DATA: 26/02/2024
LOCAL:
TÍTULO: GESTÃO SOCIOAMBIENTAL NO CENTRO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS E RENOVÁVEISDA UFPB: ANÁLISE SOB A ÓTICA DA AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P)
PALAVRAS-CHAVES: Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P); UFPB; Gestão Socioambiental; Desenvolvimento Sustentável; Sustentabilidade.
RESUMO: Os debates sobre o tema da sustentabilidade nas últimas décadas contribuíram para significativas mudanças nos conceitos referentes à gestão socioambiental nas instituições. No Brasil, o governo vem estimulando as instituições públicas a adotarem ferramentas que auxiliem na gestão socioambiental, e com esse objetivo, o Ministério do Meio Ambiente criou a Agenda Ambiental na Administração Pública, denominada A3P. A A3P é um programa de gestão socioambietntal que tem por objetivo estimular a eficiência na atividade pública e promoção da preservação ambiental, sendo destinado a todos os órgãos públicos. Assim, a pesquisa tem por objetivo geral analisar o tratamento dado às questões socioambientais no Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba, com base nos eixos temáticos da A3P. Como metodologia, será adotada a pesquisa documental e bibliográfica, nesse sentido, utilizou-se de levantamento bibliográfico, bem como de consulta a documentos e informações constantes nos sites institucionais. Quanto à abordagem será quali-quantitativa, buscando compreender o posicionamento dos servidores do CEAR em relação às questões socioambientais relativas ao Centro. Embora a pesquisa seja predominantemente de caráter qualitativo, a utilização de dados quantitativos poderá auxiliar na ampliação e aprofundamento da análise. Como ferramenta de análise será utilizada a análise de conteúdo e análise SWOT. Quanto aos resultados, espera-se a contribuição da A3P na utilização racional dos recursos e no interesse de possível implementação pelo CEAR, uma vez que não foi implementado no Campus I.
Presidente - 038.480.484-50 - ROSILENE PAIVA MARINHO DE SOUSA - UFPB
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA