PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN JAMARY GUIMARÃES PIMENTEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENAN JAMARY GUIMARÃES PIMENTEL
DATA: 26/02/2024
LOCAL: Telerreunião: meet.google.com/psw-hwug-jqd
TÍTULO: PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE RISCO AMBIENTAL, ACIDENTES OCUPACIONAIS E GESTÃO DA SEGURANÇA DO TRABALHO EXERCIDO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Ocupacional. Acidentes de Trabalho. Riscos Ambientais. Profissionais de Saúde. Hospitais Universitários.
RESUMO: Os hospitais são ambientes insalubres em virtude de riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais para os profissionais da saúde. Os acidentes de trabalho e riscos ambientais podem refletir uma fragilidade na gestão da biossegurança institucional. A cultura de segurança de uma instituição pode ser conhecida a partir de avaliações da percepção dos próprios profissionais sobre a biossegurança no seu local de trabalho. Essa análise constitui um indicador para as organizações de saúde, pois revela as áreas em que há necessidade de redirecionamento da atenção em termos de gestão no aprimoramento de medidas de controle. O objetivo geral deste projeto de pesquisa é analisar a percepção de riscos ambientais e acidentes ocupacionais por profissionais de saúde da ala de internação em Pediatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), assim como sua percepção da gestão institucional desses riscos. Será executada uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. O cenário da pesquisa será a ala de Pediatria do HULW e os participantes serão médicos e enfermeiros, assim como técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam no setor. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas presenciais e individuais a partir de um Guia de Entrevista com perguntas baseadas na Teoria da Percepção de Riscos (TPR) para compreender como os profissionais avaliam e interpretam os riscos associados ao seu trabalho cotidiano e como é realizada a gestão do risco no seu ambiente de trabalho. As entrevistas serão gravadas em áudio, transcritas literalmente e carregadas no software de análise de dados qualitativos NVivo. Será realizada análise temática de conteúdo e a interpretação dos dados será baseada nos princípios da TPR.
Interno - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS
Interno - 337147 - MARIA DE FATIMA FERNANDES MARTINS CATAO