PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: DENISE COELI RIBEIRO HONORATO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENISE COELI RIBEIRO HONORATO
DATA: 06/07/2016
LOCAL: Laboratório de Biblioteconomia do CCSA
TÍTULO: A ANSIEDADE DO NOVO E A CONVENIÊNCIA DO VELHO: um olhar sobre a resistência a mudanças tecnológicas na Divisão de Atividades Auxiliares da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Resistência. Sistema. Tecnologia. Organização. Limitação Digital.
RESUMO: Com o advento da globalização, as Tecnologias de Informação e Comunicação emergem com uma diversidade de ferramentas que proporcionam facilidade ao acesso a informação de uma forma mais rápida e objetiva, fazendo com que o mercado de trabalho torne-se cada vez mais exigente e competitivo. Para adequar-se a essa realidade, as organizações precisam inserir mudanças que as impulsionem a alcançarem seus objetivos e não tornarem-se obsoletas. Os Sistemas de Informação são os mais utilizados para acompanharem esse desenvolvimento, contudo, a resistência a mudanças tecnológicas, torna-se constante nesse cenário de transformações e limitações digitais. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar fatores que causam resistência às mudanças tecnológicas na Divisão de Atividades Auxiliares da Universidade Federal da Paraíba, visando à superação dessa resistência. Nesse caso específico, a resistência ao Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Para análise do fenômeno da resistência, a pesquisa teve suporte teórico no Modelo Tridimensional de Bellini et al. (2010), que aborda sobre as limitações digitais, especificamente, a limitação comportamental, bem como, nas autoras Lapointe e Rivard (2005) que tratam da resistência a Sistema de Informação (SI) especificamente, o comportamento, identificado pelas autoras como a primeira dimensão da resistência a (SI). Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa será de natureza quali-quantitativa; quanto aos objetivos é exploratória e descritiva; tendo como método o estudo de caso. Para a coleta dos dados será utilizado a observação participante e o questionário com questões objetivas e subjetivas, tendo como amostra nove servidores da divisão. Para análise dos dados coletados será utilizada a Análise de Conteúdo. Portanto, pretende-se com essa pesquisa contribuir na busca de soluções que visem minimizar a resistência a mudanças tecnológica e conseqüentemente, a sua superação.
Presidente - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA