PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: GERILANY BANDEIRA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERILANY BANDEIRA DA COSTA
DATA: 07/07/2016
LOCAL: Laboratório das Linhas de Pesquisa do MPGOA – LLP/MPGOA.
TÍTULO: O Sistema de Cotas e a Relação com o Reconhecimento do Processo de Inclusão no Âmbito Educacional
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão; Sistema de Cotas; Cotas raciais; Cotas Socioeconômicas; Inclusão educacional
RESUMO: Compreender o processo de inclusão no âmbito educacional, a partir das políticas de ações afirmativas, mas especificamente com o estabelecimento do sistema de cotas para ingresso nos cursos superiores das Universidades públicas do nosso país, requer observar as transformações sócio históricas que ocorreram na sociedade e entender que as questões sociais têm influências mais amplas na inclusão por meio da educação. No Brasil, a Lei Federal de nº 12.711 de 2012, estabeleceu o ingresso de estudantes nas universidades públicas por meio de cotas ampliando desta forma o acesso à educação. Com a determinação dessa lei, evidenciamos uma minimização dos atenuantes das desigualdades sociais, econômicas e raciais que existia no corpo discente dos cursos superiores. Esta pesquisa pretende analisar a relação entre o sistema de cotas e as políticas de ações afirmativas com o reconhecimento do processo de inclusão no âmbito educacional. Neste sentido tratamos de abordar este estudo partindo da seguinte problemática: como o sistema de cotas pode influenciar no processo de formação educacional dos discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Campina Grande? A Lei Federal que estabelece o sistema de cotas, abrange as modalidades de cotas socioeconômicas e raciais. O interesse pelo estudo desse presente objeto de análise deu-se a partir de ideias e indagações que se fizeram presentes na experiência da pesquisadora enquanto assistente social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB- Campus Campina Grande. A coleta dos dados será realizada através de entrevistas semiestruturada, os sujeitos da pesquisa serão estudantes que ingressaram nos cursos superiores no ano de 2013 a 2015 por meio de cotas bem como pelos professores desses cursos. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa e qualitativa, de caráter descritiva, bibliográfica e documental, na qual pretendemos utilizar para a interpretação dos dados o método de análise de conteúdo.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA