PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: CLAUDIA GOMES COELHO CAMPOS

DISCENTE: CLAUDIA GOMES COELHO CAMPOS
DATA: 11/07/2016
LOCAL: Laboratório das Linhas de Pesquisas – LLL/MPGOA
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DA ESCOLA APRENDENTE: um estudo organizacional a partir das relações entre Gestão Escolar e Gestão do Conhecimento
PALAVRAS-CHAVES: Sociedade do Conhecimento. Gestão Escolar. Gestão do Conhecimento. Escola Aprendente.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Em um cenario assinalado por transformacoes intensas e aceleradas, no qual a denominacao “Sociedade do Conhecimento” surge para dar conta de uma conjuntura em que os avancos tecnologicos e a globalizacao eliminam distancias e ampliam a ilimitaveis os espacos para obtencao de informacoes, a educacao formal urge repensar sua funcao e atuacao, buscando atender aos ditames dessa nova realidade. Nesse contexto, o conhecimento e elevado ao ponto maximo de relevancia, sendo sua gestao essencial para o desenvolvimento individual e organizacional, e a escola enquanto instituicao que ensina precisa necessariamente centrar-se na aprendizagem e tornar-se tambem uma instituicao que aprende. Nessa direcao, a atuacao da gestao escolar quando pautada em praticas de gestao do conhecimento e fomentadora de aprendizagens efetivas nos ambitos individual e coletivo contribui amplamente para o desenvolvimento da escola e dos sujeitos que a integram. Assim, esta pesquisa propos-se a analisar as acoes de gestao escolar, com enfase nas praticas de gestao conhecimento, na perspectiva de propor diretrizes para a constituicao e consolidacao de escolas aprendentes. Quanto aos criterios metodologicos, caracteriza-se como um estudo de caso do tipo exploratorio-descritivo, apoiado em uma abordagem qualitativa. Realizou-se analise documental e entrevistas semiestruturadas com equipe gestora, docentes, funcionarios e membros do conselho escolar da instituicao pesquisada. O tratamento dos dados coletados deu-se por meio da tecnica de analise do conteudo de Bardin (2012). Trata-se teoricamente dos conceitos de gestao do conhecimento, gestao escolar e escola aprendente, a partir da perspectiva de varios autores disponiveis na literatura. Adota-se a “Espiral do Conhecimento” (NONAKA E TAKEUCHI, 2008), como modelo de gestao do conhecimento, aplicando-o as praticas de gestao escolar, a partir dos parametros: construcao, partilha, registro, publicizacao, incorporacao e aplicacao dos conhecimentos nas praticas escolares, relacionando-os aos modos de conversao do conhecimento: socializacao, externalizacao, combinacao e internalizacao de conhecimentos. Os resultados obtidos demonstram que as acoes de gestao do conhecimento sao presentes e comuns no caso estudado, contudo, nao sao fundamentadas teoricamente, apesar de algumas dessas acoes ja integrarem a agenda institucional. Esta pesquisa culminou na elaboracao de diretrizes sugeridas no intuito de contribuir para constituicao e consolidacao e escolas aprendentes.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS