PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSINEIDE DE LIRA SOARES CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSINEIDE DE LIRA SOARES CAVALCANTE
DATA: 12/07/2016
LOCAL: Sala de Pesquisa do MPGOA
TÍTULO: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio de Petrolina-PE: Disponibilização, Aplicação e Necessidades Docentes.
PALAVRAS-CHAVES: TDIC. Escolas Públicas. Necessidades Docentes.
RESUMO: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são responsáveis pelas principais transformações sociais e culturais contemporâneas. O novo cenário educacional impõe novos desafios e estabelecem a reconfiguração dos processos de ensino-aprendizagem. Desde 2009, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco vem adotando estratégias para a inclusão digital com o intuito de potencializar as atividades pedagógicas e técnicas, disponibilizando recursos, ferramentas e programas de incentivo ao uso das TDIC. Este trabalho tem por objetivo geral investigar quais são as necessidades docentes no que tange a operacionalização das TDIC nas escolas de Ensino Médio de Petrolina-PE. Os objetivos específicos serão: mapear as TDIC disponíveis para utilização; identificar as mais trabalhadas no cotidiano escolar; relacionar a abordagem do emprego e os resultados alcançados e relatar as necessidades docentes no emprego das TDIC. Na realização da pesquisa serão observados aspectos referentes à disponibilização, aplicação, necessidades pedagógicas e administrativas. A abordagem será quantitativa e qualitativa. Com relação ao tipo, esta pesquisa será classificada como exploratória e descritiva. O estudo será desenvolvido utilizando a pesquisa bibliográfica. Quanto aos instrumentos de pesquisa, o questionário será adotado para os procedimentos de coleta de dados. A população a ser pesquisada será os docentes e gestores 27 escolas da zona urbana do município. Espera-se com esta pesquisa, compreender melhor o objeto atendendo os objetivos que deverão ser atingidos, contribuindo assim para que os resultados deste estudo.
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB