PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINES ALVES GONDIM DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINES ALVES GONDIM DO NASCIMENTO
DATA: 13/07/2016
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: MEMÓRIAS DE GESTORES ESCOLARES: risos e lágrimas são antioficiais
PALAVRAS-CHAVES: Palavras Chaves: Gestão escolar. Memórias de gestores escolares. Protagonista. Silenciamento.
RESUMO: A pesquisa objetiva compreender o gestor escolar enquanto protagonista da sua própria história, como também analisar se o silenciamento que existe em torno do gestor ou da gestão escolar, se é proposital ou opacidade. Tendo em vista, em estudo preliminar, a ausência de trabalho científico com foco nas memórias desses profissionais. Como pressupostos metodológicos adotar-se-á a pesquisa qualitativa, associada ao método da história oral, acreditando que através das memórias, o sujeito possa fazer relatos da sua trajetória de vida pessoal e profissional, deixando assim o mundo empírico, a subjetividade, a emoção transbordar através das narrativas orais. Quanto à coleta de dados, serão realizadas entrevistas com roteiros sistematizados, a partir, das necessidades informacionais. A partir destas perspectivas, acredita-se organizar um material que venha trazer contribuições científicas através das trilhas seguidas pelas memórias narradas a partir das experiências dos gestores nem sempre visíveis vivenciadas nas escolas públicas do Sertão Pernambuco.
Presidente - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA