PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO DE HOLANDA DE SOUZA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO DE HOLANDA DE SOUZA
DATA: 11/07/2016
HORA: 09:00
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: Universidade Corporativa: Uma analise das práticas de formação continuada dos colaboradores do SEBRAE/PB
PALAVRAS-CHAVES: Universidade corporativa. Educação corporativa. Formação continuada. Conhecimento. SEBRAE.
PÁGINAS: 60
RESUMO: Desde o final do século XIX que as organizações no Brasil vêm se dedicando com
mais afinco aos processos de formação de seus colaboradores. Na atualidade, a
educação corporativa dentro das organizações tem recebido maior atenção durante
o processo de formulação das estratégias organizacionais. A formação continuada e
as práticas de educação corporativa tem sido adotadas para a manutenção da
vantagem competitiva das organizações que se desenvolvem e reconhecem o valor
da informação e do conhecimento. Este projeto se propõe a analisar tais práticas no
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Paraíba SEBRAE/PB, uma
instituição voltada para a criação e disseminação de conhecimento aplicável à
gestão de outras organizações, que confere relevância ao tema e inspira a
construção de métodos capazes de evidenciar a contribuição deste processo
perante os objetivos organizacionais. A presente pesquisa objetiva analisar a
universidade corporativa como prática de formação continuada dos colaboradores e
a sua influência na atuação do quadro de analistas do SEBRAE/PB. Ancorado nas
pesquisas, principalmente, de Eboli (2004), Delors (1996), Commission of the
European Communities (2000), Alheit e Dausien (2006) e Meister (1999), o estudo
está estruturado partindo da importância da geração e da gestão do conhecimento,
no processo de surgimento da aprendizagem na organização. Na sequência, conduz
à compreensão de que a aprendizagem e a formação continuada dentro da
organização se dão a partir das práticas de educação corporativa e mais,
incisivamente, na prática da universidade corporativa. A metodologia adotada para a
análise será, quanto aos objetivos, exploratória e descritiva, e em relação à natureza
dos dados, será quantiqualitativa. A metodologia está estruturada em:
caracterização da pesquisa; campo e universo da pesquisa; técnicas para coleta de
dados; e, análise e interpretação dos dados. Para nortear a elaboração dos
instrumentos da pesquisa serão utilizados os indicadores construídos à luz do
referencial teórico de Eboli (2004), os sete princípios de sucesso para a elaboração
e implementação da educação corporativa nas organizações. Espera-se, com esta
pesquisa, contribuir para a formação de conhecimento aplicável às organizações
que reconhecem a importância do conhecimento na formação continuada de seus
colaboradores.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA