PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO DE HOLANDA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO DE HOLANDA DE SOUZA
DATA: 11/07/2016
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: Universidade Corporativa: Uma analise das práticas de formação continuada dos colaboradores do SEBRAE/PB
PALAVRAS-CHAVES: Universidade corporativa. Educação corporativa. Formação continuada. Conhecimento. SEBRAE.
RESUMO: Desde o final do século XIX que as organizações no Brasil vêm se dedicando com mais afinco aos processos de formação de seus colaboradores. Na atualidade, a educação corporativa dentro das organizações tem recebido maior atenção durante o processo de formulação das estratégias organizacionais. A formação continuada e as práticas de educação corporativa tem sido adotadas para a manutenção da vantagem competitiva das organizações que se desenvolvem e reconhecem o valor da informação e do conhecimento. Este projeto se propõe a analisar tais práticas no Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Paraíba – SEBRAE/PB, uma instituição voltada para a criação e disseminação de conhecimento aplicável à gestão de outras organizações, que confere relevância ao tema e inspira a construção de métodos capazes de evidenciar a contribuição deste processo perante os objetivos organizacionais. A presente pesquisa objetiva analisar a universidade corporativa como prática de formação continuada dos colaboradores e a sua influência na atuação do quadro de analistas do SEBRAE/PB. Ancorado nas pesquisas, principalmente, de Eboli (2004), Delors (1996), Commission of the European Communities (2000), Alheit e Dausien (2006) e Meister (1999), o estudo está estruturado partindo da importância da geração e da gestão do conhecimento, no processo de surgimento da aprendizagem na organização. Na sequência, conduz à compreensão de que a aprendizagem e a formação continuada dentro da organização se dão a partir das práticas de educação corporativa e mais, incisivamente, na prática da universidade corporativa. A metodologia adotada para a análise será, quanto aos objetivos, exploratória e descritiva, e em relação à natureza dos dados, será quantiqualitativa. A metodologia está estruturada em: caracterização da pesquisa; campo e universo da pesquisa; técnicas para coleta de dados; e, análise e interpretação dos dados. Para nortear a elaboração dos instrumentos da pesquisa serão utilizados os indicadores construídos à luz do referencial teórico de Eboli (2004), os sete princípios de sucesso para a elaboração e implementação da educação corporativa nas organizações. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para a formação de conhecimento aplicável às organizações que reconhecem a importância do conhecimento na formação continuada de seus colaboradores.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES