PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: ANA FLAVIA FRANCO DO REGO

DISCENTE: ANA FLAVIA FRANCO DO REGO
DATA: 15/07/2016
LOCAL: MPGOA/UFPB
TÍTULO: "(DESCON)FORMAÇÃO DOCENTE?": a gestão da formação continuada docente em Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: Organizações aprendentes. Formação docente. Gestão da formação continuada. Projeto Político Pedagógico.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO: No contexto do Seculo XXI, a capacidade humana, inata e voluntaria, de aprender tem, cada vez mais, cedido espaco para uma especie de condicao potencial, praticamente involuntaria, de “aprender a aprender”. Nesse sentido, a qualificacao para o trabalho ou a formacao continuada tem se constituido como a nova ordem da empregabilidade, da eficiencia e da competencia para a conquista do espaco e para o enfrentamento das dinamicas e dos problemas que interpelam os sujeitos a posturas adequadas no contexto de organizacoes aprendentes. Dessa forma, a busca pelo aprender na contemporaneidade torna-se o meio eficaz para o aprendente como sujeito ativo e interativo na sociedade da qual faz parte. Nessa perspectiva, esta pesquisa buscou analisar a gestao da formacao continuada no contexto da acao docente, na rede publica estadual de ensino de Pernambuco, tendo como palco da coleta de dados o municipio de Carpina. Em termos metodologicos, trata-se de uma pesquisa de campo, matizada pela abordagem qualiquantitativa, tipificada como exploratoria, bibliografica e documental. A coleta de dados utilizou da entrevista semiestruturada e do questionario misto, aplicados a atores sociais pertencentes as tres escolas selecionadas, respectivamente: tres gestores, tres educadores de apoio e 45 professores, sendo 15 de cada unidade escolar, cujo tratamento interpretativo dos dados coletados fundou-se na analise de conteudos. Os resultados mostraram o quanto a formacao continuada interfere diretamente na qualidade da educacao e, consequentemente, nas multiplas formas de aprendizagem. Os professores tendem a preferir programas de formacao continuada quando promovida pela equipe gestora da propria escola onde atuam, pois acreditam que esses momentos sao muito mais proveitosos e as reflexoes e estudos ganham uma proporcao e um aproveitamento melhor do que nas formacoes promovidas fora do ambiente escolar, muito embora destoe da concepcao de educacao continuada como educacao formal. A participacao dos professores como um dos segmentos envolvidos na elaboracao do Projeto Politico Pedagogico fortalece esses momentos de formacao e garante a sua execucao de maneira satisfatoria, apesar de que a ideia de “treinamento” seja uma desproporcao dificil de ser desprovida. Portanto, a politica de formacao continuada docente de Pernambuco, associada a natureza didatico-pedagogica e curricular, tambem deve voltar-se a educacao para a vida, tornando a pratica pedagogica critica de si mesma, e nao reprodutora do fins intencionais e ideologicos do poder.
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA