PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: MARIA SANDRA DA CONCEICAO

DISCENTE: MARIA SANDRA DA CONCEICAO
DATA: 09/02/2017
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: ENSINO MÉDIO INTEGRAL NO AGRESTE DE PERNAMBUCO: UM DIAGNÓSTICO À LUZ DA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Médio Integral. Estratégia. Resultado.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Nas ultimas decadas tem ocorrido varias discussoes sobre a qualidade da Educacao Basica no Brasil, especialmente no Ensino Medio, considerando os desafios da universalizacao, expansao, democratizacao e qualidade da oferta. Varias acoes e estrategias governamentais tem se destacado no ambito educacional em busca da qualidade social do Ensino Medio. Nesta perspectiva, o governo do estado de Pernambuco implantou uma politica publica de reestruturacao do Ensino Medio, criando o Programa de Educacao Integral. Nesse contexto, essa pesquisa pretendeu analisar, sob a perspectiva da implementacao estrategica, as possiveis causas que levaram escolas de Referencia em Ensino Medio, do Agreste de Pernambuco, a alcancarem diferentes desempenhos nas metas pactuadas pelo governo, nos ultimos quatro anos, conforme os resultados do Indice de Desenvolvimento da Educacao de Pernambuco (IDEPE). Para alcancar o objetivo pretendido foi utilizado o estudo de casos multiplos como estrategia metodologica, abordando duas escolas de tempo integral. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observacoes diretas e documentos institucionais. A analise dos dados foi feita de forma individual e cruzada, baseada nos objetivos especificos da pesquisa. Os resultados demonstraram que houve avancos nas acoes governamentais, mas houve dificuldades e falhas na execucao das acoes; na criacao de estrategias e praticas inovadoras da equipe escolar e no alinhamento dos principais fatores: a estrutura organizacional, a cultura e a lideranca do gestor, para alcancar as metas estabelecidas pelo governo. Foram encontradas diferencas em relacao aos resultados do IDEPE nas duas escolas analisadas, destacando a importancia da lideranca do gestor e de sua permanencia na escola durante o ciclo do Ensino Medio. Os resultados permitem concluir que a pesquisa contribui no aprimoramento do exercicio da lideranca efetiva dos gestores escolares, propiciando a troca de experiencias exitosas, a disseminacao de acoes e o dialogo, com o objetivo de promover novas estrategias que fortalecam a lideranca escolar no processo de gestao democratica e participativa, na busca a melhoria dos resultados educacionais.
Presidente - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ