PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: PAULA REGINA DE MOURA FRANCA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA REGINA DE MOURA FRANCA ALVES
DATA: 06/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA: OS INDICADORES EDUCACIONAIS E OS ÓRGÃOS DE FOMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de organizações escolares, indicadores em educação, agências de fomento.
PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: No contexto educacional das politicas de responsabilizacao (accountability), faz-se necessario que os atores escolares reflitam sobre os indicadores educacionais. Nesse sentido, a apropriacao dos indicadores educacionais por parte das equipes escolares pode contribuir para melhoria da educacao em seu sentido amplo, ja que a partir deles; pode-se monitorar os resultados alcancados e os entraves a serem vencidos; como tambem pleitear recursos junto as agencias financiadoras da educacao. O presente estudo tem como finalidade estudar os indicadores educacionais e suas implicacoes na obtencao de recursos junto as agencias de fomento, uma vez que se detectando a relacao entre agencias de fomento e os indicadores educacionais, teremos um aporte que possibilitara tanto um melhor entendimento sobre nossos financiadores quanto informacoes estrategicas acerca da captacao de recursos. Os orgaos de fomento monitoram seus investimentos atraves dos indicadores que funcionam como uma bussola, fato que exige dos envolvidos no processo o entendimento amplo dos mesmos. Em termos metodologicos, trata-se de uma pesquisa delimitada pela abordagem de natureza qualitativa, respaldada pela tipologia descritiva. Para o alcance dos objetivos foi utilizado, enquanto instrumento de coleta, a pesquisa documental e para a analise dos mesmos, a tecnica de analise de conteudo. E com o desenvolvimento da pesquisa, verificou-se que existem muitos recursos destinados a educacao, contudo carece que as equipes escolares tenham conhecimento acerca das formas de captacao destes; como tambem se evidenciou que o trabalho com indicadores educacionais necessita ser expandido dentre as equipes como forma de possibilitar as melhorias necessarias na educacao contemporanea. Como resultado final, obteve-se a construcao de um framework, de forma a contribuir para a gestao escolar captar os recursos necessarios a melhoria da qualidade educacional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 7337126 - MIGUEL MAURICIO ISONI
Externo ao Programa - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA
Externo ao Programa - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES