PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: ROSINEIDE FEITOSA DE MENEZES GONCALVES

DISCENTE: ROSINEIDE FEITOSA DE MENEZES GONCALVES
DATA: 07/02/2017
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: A EVASÃO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA GESTORES EDUCACIONAIS DE PERNAMBUCO- PROGEPE
PALAVRAS-CHAVES: Formação de gestores. Evasão. Formação de gestores educacionais. Pernambuco. PROGEPE. Educação a distância.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos
RESUMO: A pesquisa investiga as causas da evasao no Curso de Especializacao em Gestao e Avaliacao Educacional do Programa de Formacao para Gestores Educacionais de Pernambuco- PROGEPE. Assim como, identifica o perfil dos gestores participantes do curso; analisa as caracteristicas do curso; assinala o percentual de evasao e os fatores que impediram que os estudantes acompanhassem o curso; fomenta a discussao sobre a formacao compativel com as necessidades exigidas pelos gestores do estado de Pernambuco e apresenta um modelo para analise da evasao no Curso em Especializacao a ser oferecido aos gestores educacionais de Pernambuco. Foi adotada uma fundamentacao teorica que aborda temas como a Formacao de Gestores Escolares (LUCK, 2000) e (HORA, 2004), e evasao escolar (VINCENT TINTO 1975) com o seu Modelo de Integracao do Estudante, em que Vicent Tionto traz a ideia de que a evasao do estudante e verificada a partir da falha na integracao com o seu ambiente da universidade, tendo se inspirado no entendimento de Emile Durkheim sobre o suicidio e compara a evasao com um suicidio social, bem como no Estudo Comparativo de Silva (SILVA 2012), que identifica as variaveis que influenciam o processo de permanencia e desistencia dos alunos das modalidades de ensino presencial e a distancia em Cursos de Especializacao lato sensu. Em um primeiro momento, trata-se de uma pesquisa bibliografica pela necessidade de fundamentacao teorica sobre o tema, posteriormente sera realizada uma pesquisa de campo. A populacao estudada e constituida por 2.513 desistentes. No entanto, utilizamos como modelo, a amostra aleatoria simples, tendo em vista que as variaveis analisadas sao mensuradas por meio de questionario semiestruturados, constituido por 13 questoes objetivas relacionadas a informacoes pessoais, profissionais, e sobre o curso desenvolvido. Quanto ao metodo trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e justifica-se, respectivamente, por ser uma forma adequada de se entender a natureza de um fenomeno social, e contribuir para delinear o problema estudado e as informacoes coletadas, identificando casos representativos em nivel grupal. Os resultados demonstraram que os fatores causadores e influenciados da evasao que impediam que os discentes acompanhassem o curso estao relacionados em larga medida ao tempo que precisavam dispor para realizacao das atividades. Um dos encalcos para a realizacao das atividades, se deve ao fato de que a maioria dos cursistas sao gestores de escolas. Um dado interessante e que a maior parcela dos entrevistados, tomaram conhecimento da existencia do curso por meio das comunicacoes das regionais de ensino. Os resultados permitem concluir que e imprescindivel pesquisar as causas da evasao na formacao de gestores a distancia, para que algo possa ser feito a respeito em um futuro proximo e assim diminuir os indices de desistencia, evasao ou abandono na formacao dos gestores escolares.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1549249 - CARLO GABRIEL PORTO BELLINI