PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ÍCARO ARCENIO DE ALENCAR RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÍCARO ARCENIO DE ALENCAR RODRIGUES
DATA: 02/02/2016
LOCAL: Laboratório de Linhas de Pesquisa do MPGOA
TÍTULO: A gestão da indisciplina pelo psicólogo escolar: um estudo no IFPB
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Escolar; Psicologia Educacional; Formação Humana.
RESUMO: A existência de agrupamentos humanos torna necessária a existência de regras de convivência para que o indivíduo e o grupo possam sobreviver. Observa-se que para a sobrevivência humana faz-se necessária a existência do trabalho, assim como é pelo trabalho que se criam as condições de existência da humanidade, do mesmo modo é pela educação que se estabelecem os critérios de organização e formação para o trabalho. As instituições escolares, para cumprirem com a meta de ensino-aprendizagem, organizam suas normas didáticas e de convivência, contudo nem sempre essas regras são cumpridas pela comunidade escolar e, muitas vezes, aos discentes são atribuídas às responsabilidades pela (in)disciplina. Nesse contexto se apresenta a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, mais especificamente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, que busca integrar a formação técnica à formação humana, com o intuito de formar cidadãos conscientes do processo produtivo, das contribuições científicas e das relações sociais que permeiam a vida humana. Do mesmo modo como acontece com as demais instituições de ensino, Os Institutos Federais são um espaço onde ocorre a indisciplina. Pertencente ao grupo de técnicos que fazem a Assistência Estudantil, dos Institutos Federais, apresenta-se o Psicólogo Escolar, profissional que precisa atuar de modo coletivo com as questões e com os atores educacionais. Para tanto, esse projeto de pesquisa visa investigar como os Psicólogos Educacionais do Instituto Federal da Paraíba gerenciam a indisciplina escolar, quais as manifestações indisciplinadas mais frequentes e quais as estratégias que vem sendo implementadas por estes profissionais da educação. Esta pesquisa é caracterizada como descritiva, de campo e documental terá enfoque qualitativo e quantitativo.
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ