PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: NOEMIA KARINA ARAUJO DA SILVA FARIA LOPES

DISCENTE: NOEMIA KARINA ARAUJO DA SILVA FARIA LOPES
DATA: 06/02/2017
LOCAL: Laboratório das Linhas de Pesquisa - MPGOA
TÍTULO: A Percepção Docente acerca do Componente Curricular de Empreendedorismo ministrada no Ensino Médio do Estado de Pernambuco.
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo Educacional; Ensino Médio; Educação Integral
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A presente pesquisa teve o objetivo de estudar a percepcao docente acerca do Componente Curricular de Empreendedorismo ministrada no Ensino Medio do Estado de Pernambuco. Para tal foi realizada uma pesquisa qualitativa, com quinze docentes de vinte e um lotados na GRE Recife Sul, atraves da tecnica da historia oral, que buscou obter as experiencias de vida profissional de cada entrevistado. No inicio da pesquisa foi necessario buscar referencias teoricas que subsidiassem conceitos basicos inerentes as tematicas centrais. Nesse sentido, para a realizacao deste estudo tornou-se necessario conhecer a origem historica do Empreendedorismo e o seu vinculo com a educacao formal; entendendo tambem a sua incorporacao nos processos associados aos projetos da educacao empreendedora pernambucana, apoiados nos autores que abordam essa tendencia inovadora no ambito escolar; alem de tracar um panorama atual sobre o Ensino Medio no Brasil e a sua reestruturacao no Estado de Pernambuco. Posteriormente a realizacao da entrevista e utilizando-se de normas para a transcricao foi feita a analise dos depoimentos dos docentes entrevistados. Os resultados dos quinze depoimentos com similaridades em experiencia profissional trazem a luz do conhecimento, os enfrentamentos na pratica educativa relatados pelos docentes envolvidos no projeto educacional de Empreendedorismo. Principais resultados encontrados: a) Docentes sem formacao especifica para lecionar Empreendedorismo; b) Secretaria de Educacao do Estado sem fornecer formacao continuada para os docentes deste componente curricular; c) Estudantes criativos, almejando inovacao e socializando experiencias de vida.
Presidente - 2665486 - WAGNER SOARES FERNANDES DOS SANTOS
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ