PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO LIMA BUARQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO LIMA BUARQUE
DATA: 07/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório das Linhas de Pesquisa do MPGOA
TÍTULO: A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA: IDENTIDADES E PRÁTICAS
PALAVRAS-CHAVES: GESTÃO PEDAGÓGICA. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. TRAJETÓRIAS COLETIVAS. PROCESSOS IDENTITÁRIOS. PRÁTICAS COTIDIANAS
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A gestao pedagogica tem na aprendizagem e na formacao do educando sua atividade-fim. Entre os varios sujeitos que colaboram para a consecucao destes objetivos educacionais estao os profissionais da educacao que atuam nas coordenacoes pedagogicas. E no interior das instituicoes que o trabalho desses sujeitos e legitimado pelos seus pares e publicos a partir do reconhecimento das suas identidades e praticas. E nos movimentos de constituicao identitaria e da pratica cotidiana tomadas como categorias nessa pesquisa que analisamos a sua colaboracao na construcao do conhecimento do processo pedagogico, tambem na sua atuacao articuladora e reflexiva, na dialogicidade presente na compreensao dos fenomenos educativos trazidos para o contexto deste estudo, que suas atribuicoes sao clarificadas. Ancorada no pensamento de PARO (2010), ALARCAO (2011), LUCK (2008, 2010), PIMENTA (2012) e PLACCO (2010) dentre outros, esta pesquisa se propos a analisar as identidades e as praticas dos profissionais da Coordenacao Pedagogica no Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba (IFPB), considerando as possibilidades e limitacoes da formacao e das praticas cotidianas. Este estudo se caracteriza numa perspectiva de abordagem qualitativa, exploratoria e descritiva com recorte historico dos anos noventa ate os dias atuais. Como locus da pesquisa optou-se pelo Campus Joao Pessoa por entender que a coordenacao pedagogica (COPED) no IFPB teve sua trajetoria construida a partir da historia dos profissionais que la atuaram e ainda atuam considerando o seu pioneirismo e contribuicoes para configuracao atual da gestao pedagogica do IFPB. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o recurso de entrevistas narrativas realizadas com nove profissionais no cargo de pedagogos e Tecnico em Assuntos Educacionais que ja fizeram parte e outros que ainda atuam na COPED do Campus Joao Pessoa, recorrendo-se a proposta desenvolvida pelo sociologo alemao Fritz Shurtze (1983) para analise de dados da tecnica de entrevista narrativas, tal e como descrita por Jovchelovitch e Bauer (2002) e em Weller (2009). As analises apontam para trajetorias coletivas construidas a partir de uma atuacao marcadas por processos descontinuos, notadamente influenciados por uma compreensao geralmente nao adequada do papel dos profissionais que atuam na coordenacao pedagogica, resultando em crise de identidade e de percepcao de pouca ou nenhuma valorizacao do trabalho desenvolvido. Mas percebe-se em alguns momentos da sua trajetoria historica a construcao de um solido sentimento de coletividade e unidade embaladas por mudancas estruturais na rede de Educacao Profissional e Tecnologica e nas politicas educacionais. Percebe-se, atualmente, a compreensao pelos sujeitos que atuam na COPED do campus Joao Pessoa de que algo precisa ser feito para mudar a forma como os profissionais atuam e seu reconhecimento como setor imprescindivel para a melhoria da atividade-fim da educacao e o cumprimento da missao institucional do IFPB. Questoes relacionadas as singularidades do campo e a combinacao de trajetorias de vida profissional a contextos socio-historicos revelaram fenomenos especificos e a compreensao de sentidos norteadores de mudancas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo ao Programa - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Externo à Instituição - BETANIA LEITE RAMALHO