PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: ROSSANA FIGUEIREDO NUNES DE ANDRADE

DISCENTE: ROSSANA FIGUEIREDO NUNES DE ANDRADE
DATA: 29/06/2017
LOCAL: Laboratório das Linhas de Pesquisa - MPGOA
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB): IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de desempenho. Desenvolvimento profissional. Competências profissionais. Aprendizagem organizacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Administração de Pessoal
RESUMO: No contexto atual das organizacoes, as pessoas necessitam refletir sobre suas acoes identificando os aspectos que precisam ser desenvolvidos, de modo a potencializar suas competencias e melhorar seu desempenho. Neste sentido, uma politica de avaliacao de desempenho profissional, integrada aos demais sistemas de gestao de pessoas, pode contribuir para o processo de reflexao-acao-reflexao, proporcionando nas pessoas um repensar sobre suas praticas profissionais, alem de identificar suas lacunas de competencias, bem como suas potencialidades. Desse modo, os processos de aprendizagens podem ser estimulados para o desenvolvimento de novas competencias, que, consequentemente, promovem o desenvolvimento profissional e organizacional. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar quais as implicacoes do processo de avaliacao de desempenho dos Tecnicos Administrativos em Educacao para a aprendizagem organizacional no Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia da Paraiba. Para tanto, o estudo ancorou-se em referenciais teoricos que trataram dos fenomenos da avaliacao de desempenho e da aprendizagem organizacional, refletindo sobre suas praticas, de modo critico, identificando suas implicacoes e os aspectos negativos envolvidos, de modo a ter uma compreensao contextual e sistemica dos multiplos fatores intervenientes em ambos os processos. Em termos metodologicos, a pesquisa caracteriza-se como de campo, delimitada pela abordagem qualitativa e que, a partir de seus objetivos, adotou procedimentos respaldados pela tipologia descritiva, exploratoria e documental, utilizando como instrumento de coleta dos dados a entrevista semiestruturada respaldada por um roteiro de questoes norteadoras. Para a analise dos dados coletados foi utilizado o metodo da Analise de Conteudo segundo Bardin (2011), Richardson (1999), Laville e Dionne (1999) na perspectiva fenomenologica e interpretativista de Bicudo (2011). Os resultados da pesquisa evidenciaram que o processo de AD, da forma como esta sendo realizado atualmente no IFPB, tem uma visao mais negativa do que positiva, baseada na percepcao dos gestores entrevistados. No entanto, a AD se constitui como uma ferramenta muito importante em termos de potencial para aprendizagem, mudanca e desenvolvimento do servidor, da equipe de trabalho e de toda a organizacao, desde que seja realizada de maneira correta, consciente e com responsabilidade. Para que a AD possa exercer todo o seu potencial de estimulo ao aprendizado com foco na mudanca e no desenvolvimento, faz-se necessario que o processo seja realizado da maneira correta, com seriedade e veracidade nas informacoes, buscando sempre a construcao de um espaco interativo, dialogado, de feedback e de compartilhamento entre os envolvidos, de modo a potencializar seus efeitos em termos de aprendizagem individual e organizacional.
Interno - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO
Externo ao Programa - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA