PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: FERNANDO ANTONIO FERREIRA DE SOUZA

DISCENTE: FERNANDO ANTONIO FERREIRA DE SOUZA
DATA: 02/08/2017
LOCAL: LTI/CCSA
TÍTULO: GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS: PROPOSTA DE UMA MINUTA DE POLÍTICA DE SEGURANÇA PARA A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da Segurança da Informação. Biblioteca Universitária. Política de Segurança da Informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
RESUMO: A protecao da informacao tornou-se fator de extrema criticidade para as organizacoes e entidades de governo, envolve nao somente o ambiente convencional, mas a infraestrutura tecnologica e de redes informacionais. Este estudo se propos abordar este tema no ambito de uma biblioteca universitaria. Mesmo sendo um ambiente familiarizado com os processos de gestao da informacao, as bibliotecas sofrem os problemas relacionados a falta de gestao da seguranca da informacao. Para tanto, esta pesquisa teve como objetivo estudar os elementos de Gestao da Seguranca da Informacao que permitam a elaboracao de uma minuta de Politica de Seguranca da Informacao para a Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraiba. Quanto os aspectos metodologicos, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo descritiva. Como instrumento metodologico para coleta de dados, tabulacao e analise, utilizou-se o Processo Facilitado de Analise e Avaliacao de riscos (FRAAP), que foi complementado com entrevista semiestruturada e a analise de conteudo conforme Bardin. Os resultados apurados indicaram um grupo de quinze ameacas, dentre as quais se detectou dez ameacas fisicas, duas ameacas logicas e tres ameacas relacionadas aos processos. Por fim, verificou-se que a BC necessita refletir sobre um plano de acao direcionado a seguranca da informacao, para a garantia de confidencialidade, integridade e disponibilidade com vistas ao desenvolvimento de boas praticas e elaboracao de sua politica de seguranca da informacao e salvaguarda das informacoes gerencias criticas. A proposta de minuta para Politica de Seguranca da Informacao, possibilita contribuicoes para o desenvolvimento dos processos de gestao da Biblioteca Universitaria com foco na Seguranca da Informacao.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA