PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: ALEX DE ARAUJO SOUTO

DISCENTE: ALEX DE ARAUJO SOUTO
DATA: 14/08/2017
LOCAL: LLP/PPGOA
TÍTULO: O mapeamento de processos e a melhoria contínua dos serviços nas Coordenações de Curso do CCSA/UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: Mapeamento de Processos. Gestão da Informação. Coordenações de Curso do CCSA/UFPB. Aprendizagem Organizacional. SIPAC.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: Trata-se de uma pesquisa exploratorio-descritiva, de abordagem qualitativa, cujo objetivo e melhorar a gestao da informacao nas Coordenacoes de Curso do CCSA/UFPB, a partir do mapeamento de processos que visa uniformizar os processos oriundos das Coordenacoes no que diz respeito a documentos necessarios, regulamentacao, tramitacao e uso do Sistema Integrado de Patrimonio, Administracao e Contratos (SIPAC). Desse modo, objetiva a melhoria no gerenciamento de processos no ambito das Coordenacoes de Curso do CCSA/UFPB, colaborando com o processo de aprendizagem organizacional nesses setores. Para tanto, e necessaria a realizacao de uma pesquisa documental nos dispositivos regimentais da UFPB referentes aos cursos de graduacao e ao uso do SIPAC, com o intento de produzir os mapas dos processos originados nas Coordenacoes de Curso do CCSA/UFPB, por meio do uso do software Bizagi, sendo, portanto, uma pesquisa aplicada. Ademais, o produto resultante do mapeamento podera ser adicionado ao SIPAC, a fim de facilitar o uso do sistema para os processos selecionados. A pesquisa e motivada pela atuacao do pesquisador enquanto servidor de uma coordenacao de curso, onde, por meio da observacao participante, foram identificadas as razoes para a sua execucao, a fim de atender as demandas institucionais e em consonancia com os objetivos de um curso de mestrado profissional, sendo, portanto, uma pesquisa de ordem pratica. Nesse sentido, o objetivo geral e estudar um modelo de mapeamento de processos cuja origem se da nas Coordenacoes de Curso e que sao impetrados pelos alunos. Foram selecionados seis processos para serem estudados, tomando por base a Resolucao 16/2015 CONSEPE/UFPB e documentos correlatos, resultando na producao de mapas processuais. Foram realizadas entrevistas com servidores das Coordenacoes de Curso do CCSA/UFPB, as quais foram analisadas sob a otica da Analise de Conteudo. Os resultados apontam que a UFPB necessita adotar a gestao por processos em seus setores, de modo a democratizar o conhecimento acerca de seus tramites institucionais, resultando em melhores servicos prestados, uma vez que disponibiliza aos tres segmentos universitarios a visualizacao de como os processos das Coordenacoes de Curso tramitam ao longo da instituicao, tendo em vista que o mapeamento de processos permite a visualizacao completa das atividades desenvolvidas em cada processo analisado. Por fim, os mapas produzidos e suas descricoes formam um breve manual, o qual podera servir de base para a gestao por processos nas Coordenacoes de Curso.
Presidente - 7337126 - MIGUEL MAURICIO ISONI
Interno - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO