PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELLYS PATRICIA MORAIS DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELLYS PATRICIA MORAIS DE SOUSA
DATA: 23/08/2017
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) COMO REFERÊNCIA NO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS EM BIBLIOTECAS: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)
PALAVRAS-CHAVES: PDI. Biblioteca universitária. SINAES. UEPB. Sistema Integrado de Bibliotecas
RESUMO: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei nº 9.394/1996, promove no Brasil reformulações em políticas públicas educacionais nas universidades do país, dentre estas transformações surge à avaliação do ensino superior (SINAES), com as mudanças políticas causadas pelo modelo neoliberal e os novos procedimentos de avaliação que inclui a necessidade do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, demanda do MEC/Inep e CONAES; os quais remodelam os planos, os valores e a concepção de universidade. O plano de desenvolvimento institucional é regido pelo decreto n. 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior. O objetivo é investigar a relevância do PDI como referência para o planejamento e execução dos serviços nas bibliotecas da UEPB. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso de caráter exploratório e de Campo com abordagem qualitativa. O campo desta pesquisa serão as bibliotecas dos 8 (oito) campus da Universidade Estadual da Paraíba. O universo as pesquisa serão, os profissionais Bibliotecários que trabalhem nas bibliotecas setoriais e as Gestoras (Bibliotecárias) do Sistema Integrado de Bibliotecas da UEPB, totalizando 15 sujeitos. No tocante aos instrumentos de pesquisa, será utilizado para coleta de dados: o questionário eletrônico semiestruturados. Para tanto, temos por interesse provocar reflexões na instituição pesquisada e mais precisamente aos profissionais Bibliotecários para estimulá-los as ações imprescindíveis para a formulação do PDI e sua efetividade em todo o Sistema de Bibliotecas da universidade, na intenção de otimizar os serviços e causar inovações necessárias que garantirão o planejamento adequado e o bom desempenho em avaliações institucionais futuras.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA