PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUDMILLA DANTAS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUDMILLA DANTAS SILVA
DATA: 20/11/2017
LOCAL: Laboratório das linahs de pesquisa do PPGOA
TÍTULO: Evasão escolar e Gestão do Conhecimento: estratégias para a gestão da Universidade Estadual da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Evasão escolar. Gestão do Conhecimento. Educação Superior.
RESUMO: A presente pesquisa analisa a evasão escolar na educação superior, através de uma investigação nos cursos de graduação ofertados na modalidade presencial na Universidade Estadual da Paraíba e objetiva propor, na perspectiva da Gestão do Conhecimento, partindo do conhecimento tácito dos gestores da instituição, um Projeto Técnico Aplicado - PTA para combater a evasão e os seus prejuízos, tanto para o indivíduo que interrompe a formação acadêmica, quanto para a instituição, como também para a sociedade. Por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa, propõe-se a realizar uma investigação acerca da evasão na instituição, caracterizando-se quanto à sua estratégia metodológica como um estudo de caso. Já quanto à sua natureza, a pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva. O universo da pesquisa será a Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Quanto à população a ser analisada, na primeira parte da pesquisa teremos os alunos da instituição matriculados no ano de 2016 na graduação, na modalidade presencial. Já na segunda parte da pesquisa, a população será composta pelos gestores da UEPB, formada por coordenadores de cursos, chefes de departamentos, diretores de centros, Pró-Reitores, Vice-Reitor e Reitor, os quais são os responsáveis pelas atividades administrativo-acadêmicas da instituição. Em relação à amostra da pesquisa, na primeira fase estará compreendida por todo o corpo discente matriculado nos cursos de graduação em algum momento no 2016, na modalidade presencial, no Campus I – Campina Grande. Já na segunda fase da pesquisa, a amostra será representada por professores que ocupam cargo de gestão vinculados aos cursos ofertados no Campus I – Campina Grande, visando alcançar uma boa aproximação com a média da população, de forma que os resultados alcançados reflitam em uma representatividade da população apontada. A coleta dos dados da pesquisa será realizada em duas fases, bem como a sua respectiva análise. Nesse sentido, nos utilizaremos de duas técnicas de pesquisa para o levantamento dos dados necessários: na primeira fase utilizaremos dados institucionais oriundos do Sistema de Controle Acadêmico da instituição, os quais serão utilizados para levantamento dos índices de evasão escolar da UEPB. Já na segunda fase a coleta dos dados se fará por meio de entrevista. O resultado esperado será a proposição de medidas concretas, organizadas em metas e etapas, que irão compor o Projeto Técnico Aplicado desenvolvido com o fito de combater a evasão escolar nos cursos de graduação da UEPB.
Presidente - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS