PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ LUCAS GOUVEIA DA SILVA GRACIANO E LUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ LUCAS GOUVEIA DA SILVA GRACIANO E LUZ
DATA: 30/11/2017
LOCAL: Laboratório das Linhas de Pesquisa
TÍTULO: GER(AÇ@ES): a gestão de competências no contexto das gerações Baby Boomers, X e Y na Universidade Estadual da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Gerações Baby Boomers, X e Y. Gestão de competências. Mercado de Trabalho. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
RESUMO: No cenário do Século XXI, a evolução científico-tecnológica, associada aos fenômenos da informação em rede, do conhecimento estratégico e da globalização dos negócios e da cultura, tem contribuído para a rearticulação da nova ordem civilizatória, repercutindo fortemente no mundo do trabalho, nas organizações e nas profissões, incidindo na (re)formatação das gerações. Assim, atualmente, no contexto da gestão de pessoas, três categorias encontram-se no mercado de trabalho, seja em organizações públicas, privadas e/ou do Terceiro Setor, muitas vezes trabalhando no mesmo espaço e compartilhando das mesmas metas e princípios institucionais: a) profissionais da Geração Baby Boomers, cuja expertise tem constituído a história e o desenvolvimento das organizações ao longo do tempo; b) profissionais da Geração X, herdeiros disciplinados das experiências dos que os antecederam; e c) profissionais da Geração Y, dinâmicos e muito mais adaptados às reconfigurações tecnológicas da cultura digital. Em virtude disso, esta pesquisa objetiva analisar a gestão de competências no contexto das gerações Baby Boomers, X e Y na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I – Campina Grande. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem quantiqualitativa, do tipo descritiva, cuja amostragem probabilística estratificada de fração proporcional selecionará uma amostra correspondente a 183 servidores técnico-administrativos, diante de um universo de 660 colaboradores deste mesmo cargo que compõe o quadro da universidade, a quem será aplicado um questionário misto. Afora isso, a pesquisa também atuará junto aos 11 pró-reitores da instituição, a quem será aplicada uma entrevista semiestruturada. O intuito é: a) identificar as competências funcionais por parte daqueles, caracterizando-os pelas categorias das gerações; e b) identificar as competências individuais por parte destes últimos, cujas diretrizes são relevantes para a gestão institucional. Para a organização e tratamento dos dados, a pesquisa fundamentar-se-á na análise de conteúdo. No espectro dos resultados futuros, a investigação espera, através do mapeamento do perfil e competências dos servidores, detectar circunstâncias que possibilitem repensar a gestão estratégica de pessoas da UEPB, dimensionando a valoração e a evolução dos sujeitos e suas competências, no afã de maximizar a qualidade do serviço público (interno e externo) na universidade.
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 1736271 - ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND