PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de QUALIFICAÇÃO: GEISA FABIANE FERREIRA CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEISA FABIANE FERREIRA CAVALCANTE
DATA: 05/12/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório de Pesquisa do MPGOA
TÍTULO: BIG DATA E O CONSUMO DO LIVRO: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES DE EMPRÉSTIMO DOS TÍTULOS PUBLICADOS POR UMA EDITORA UNIVERSITÁRIA
PALAVRAS-CHAVES:
PÁGINAS: null
RESUMO: Diante do avanço tecnológico, análises de pesquisa antes impossíveis passam a ser possíveis, como a análise completa de dados, a fim de entender a complexidade real dos fenômenos, dando origem a era do big data. Diante dessa nova janela de oportunidades oferecida pelo big data, dos benefícios oferecidos às organizações que o utilizam e da oportunidade de uso, também, para a otimização de resultados em organizações públicas, pergunta-se: o que os dados de empréstimos de livros de um Sistema de Automação de Biblioteca (SAB) dizem a respeito dos títulos publicados por uma editora universitária? A partir deste, busca-se compreender os padrões de empréstimos de livros da comunidade acadêmica com relação aos livros publicados por esta editora. Dessa forma, caracteriza-se como objetivo geral deste estudo: analisar os padrões de empréstimo de livros publicados por uma editora universitária, através dos dados de empréstimo de livros de um SAB. E como objetivos específicos: a) identificar o perfil de usuários que solicitam empréstimos de livros desta editora universitária; b) identificar quais áreas, assuntos e títulos de maior procura; c) identificar o tempo médio de permanência do título com o solicitante; d) identificar a que outros títulos e editoras o empréstimo desses livros estão associados; e) identificar quais editoras universitárias são mais procuradas. Pretende-se que os dados resultantes de tal pesquisa possibilitem o dimensionamento do consumo de livros publicados pela Editora UFPB dentro da sua comunidade acadêmica, colaborando com os insumos necessários para uma maior efetividade de posicionamento nesta comunidade, através dos seguintes produtos a serem gerados: a) um relatório de consumo dos livros da EDUFPB pela comunidade da própria UFPB: a fim de que possa ser utilizado como embasamento para as decisões de publicação tomadas pelo Conselho Editorial, bem como para as decisões de divulgação, distribuição e vendas a serem tomadas pela equipe gestora da Editora; b) um manual de análise dos dados de consumo dos livros da EDUFPB: a partir dos dados de empréstimo de livros do SAB da UFPB, a fim de que seja esta uma prática a ser continuamente adotada pela organização para avaliação de alcance de sua visão. Palavras-chaves: dados, big data, SAB, editoras universitárias.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO
Externo ao Programa - 337362 - MARCOS ANTONIO NICOLAU