PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ROBERTO CAVALCANTE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ROBERTO CAVALCANTE DA SILVA
DATA: 20/11/2017
LOCAL: LTI/CSA/UFPB
TÍTULO: ESTUDOS PROSPECTIVOS SOBRE O CIBER TERRORISMO NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da Segurança da Informação. Tecnologias da Informação e da Comunicação. Ciber Terrorismo. Cenários Prospectivos.
RESUMO: É evidente que a informação adquiriu a condição de bem nas organizações públicas ou privadas da sociedade contemporânea. Percebe-se que a utilização das tecnologias da informação e da comunicação pelas instituições potencializou e elevou a sua competitividade, proporcionando rapidez e celeridade de transmissão e processamento da informação. Da mesma maneira, as ameaças à segurança da informação destacam-se na proporção em que surgem formas mais sofisticadas de ataques aos ativos informacionais, como o terrorismo cibernético, objeto deste estudo. Este projeto de pesquisa apresenta como objetivo prospectar cenários sobre o ciber terrorismo na Paraíba. Serão consultados como amostra da pesquisa órgãos públicos e empresas que sofreram ataques ou ameaças de ataques, descritas na mídia como sendo ciber terrorismo no período de janeiro de 2016 até o ano de 2017. Para tanto, realiza-se uma investigação de natureza quali-quantitativa, bibliográfica e descritiva, empregando os métodos: estudo de caso múltiplo e o método de construção de cenários prospectivos de Godet. Na fase da coleta de dados, a ferramenta usada será o formulário. Na etapa do exame dos dados, os instrumentos utilizados serão: análise estrutural; Método de Atores, Objetivos, Relações de força; e a análise morfológica. Essas técnicas são específicas do método de Godet, que recebe auxílio de softwares, que são inerentes ao método. Os resultados serão apresentados e discutidos de acordo com as etapas do método de Godet: delimitação do sistema e do ambiente estudado; identificação das variáveis e dos atores; construção dos cenários prospectivos possíveis aplicados ao ciber terrorismo na Paraíba.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA