PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS LINS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS LINS DE OLIVEIRA
DATA: 04/12/2017
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal: uma análise à luz da metodologia Common Assessment Framework - CAF
PALAVRAS-CHAVES: Portal Institucional, Comunicação Digital, Gestão da Qualidade, Common Assessment Framework (CAF)
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar se os sites institucionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que adotaram a Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal (IDG) estão em conformidade com as diretrizes e os pilares da comunicação que norteiam esta identidade: o foco no público, a experiência digital comum, a acessibilidade e a economicidade. A IDG é um conjunto de diretrizes, orientações, padrões e modelos criados pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) que devem ser utilizados nos sites do Governo Federal. Na UFPB este modelo foi adotado em 2015 e atualmente mais de 250 páginas já foram desenvolvidos pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Como recorte no objeto de pesquisa será analisado o site da Pró-Reitoria Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE) e o da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC). Para tanto será avaliado a percepção e o desempenho na visão dos usuários divididos em três categorias: discentes que navegam no site da PRAPE, comunidade externa que frequenta a UFPB, mas não tem nenhum vinculo, e acessam no site da PRAC e gestores que realizam a postagem dos conteúdos e atualizam estas respectivas páginas web. Metodologicamente, esta pesquisa tem uma abordagem quantitativa classificada como do tipo exploratória, pesquisa de campo e bibliográfica. Como instrumento de investigação será utilizado uma ferramenta europeia de Gestão da Qualidade da Administração Pública, a Common Assessment Framework (CAF), adaptada ao setor de Educação e com recorte em três critérios: o critério 6, que são os resultados orientados para o aluno, o critério 7 que são os resultados das pessoas e o critério 8 que são os resultados da responsabilidade social. A coleta de dados será realizada através de questionários fechados aplicados aos usuários dos respectivos sites.
Presidente - 1736271 - ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND
Interno - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND