PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: HELLYS PATRICIA MORAIS DE SOUSA

DISCENTE: HELLYS PATRICIA MORAIS DE SOUSA
DATA: 19/02/2018
LOCAL: LLP MPGOA
TÍTULO: PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) COMO REFERÊNCIA NO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS EM BIBLIOTECAS: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca universitária. PDI. SINAES. Sistema Integrado de Bibliotecas. UEPB
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
RESUMO: No contexto organizacional de uma Biblioteca Universitaria, o planejamento e sua efetividade e fundamental para o desenvolvimento das acoes e desempenho de suas funcoes. Neste caso, investiga-se o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), considerando sua missao de redirecionar a visao futura e suas diretrizes, a fim de nortear o processo decisorio institucional. O PDI e regido pelo decreto n. 5.773/06 que dispoe sobre o exercicio das funcoes de regulacao, supervisao e avaliacao de instituicoes de educacao superior. Para tanto, o objetivo deste trabalho consistiu em investigar a relevancia do PDI como referencia para o planejamento e execucao dos servicos nas bibliotecas da UEPB. Quanto a metodologia empregada, a pesquisa caracterizou-se como estudo de caso de carater exploratorio e de campo, a partir de uma abordagem qualitativa. Para tanto, estabeleceu-se como campo nesta pesquisa as bibliotecas dos 8 (oito) campi da Universidade Estadual da Paraiba e, para o universo da pesquisa, os profissionais bibliotecarios que trabalham nas bibliotecas setoriais bem como as gestoras (bibliotecarias) do Sistema Integrado de Bibliotecas da UEPB, totalizando em 15 sujeitos, cuja amostra foram apenas de sete participantes. No tocante aos instrumentos de pesquisa, utilizamos o Grupo Focal para coleta e a analise de conteudo para analise dos dados. Nesse interim, a finalidade e suscitar reflexoes na instituicao pesquisada e, mais precisamente, aos profissionais bibliotecarios, de modo a estimula-los em acoes imprescindiveis para a formulacao do PDI e sua efetividade em todo o Sistema de Bibliotecas da Universidade, ainda sob a intencao de otimizar os servicos e causar inovacoes necessarias que garantirao o planejamento adequado e o bom desempenho em avaliacoes institucionais futuras. Podemos inferir que o impacto do PDI nao e mensurado pelos bibliotecarios e e amplamente visivel a falta de conhecimento sobre a tematica, assim como a falta de esclarecimento para formulacao do PDI e de sua real funcao e importancia frente ao desenvolvimento das acoes e inovacoes necessarias. Em linhas gerais, os resultados tracam um panorama que contribui para teoria e pratica e com a promocao do conhecimento acerca do PDI como instrumento de planejamento nas bibliotecas da UEPB.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA