PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL (PPGCAN)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: AMANA FERNANDES MAIA

DISCENTE: AMANA FERNANDES MAIA
DATA: 14/07/2023
LOCAL: https://meet.google.com/byi-ipsv-zuu
TÍTULO: AVALIAÇÃO HEMATOLÓGICA E BIOQUÍMICA EM CODORNAS DE POSTURA COM DIETA CONTENDO SUPERDOSAGEM DE FITASE SOB DIFERENTES CONDIÇÕES TÉRMICAS
PALAVRAS-CHAVES: ambiente térmico; coturnicultura; patologia clínica.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO: Objetivou-se, com esse estudo, estabelecer os melhores níveis de fitase na dieta em diferentes temperaturas para as codornas de postura da linhagem (Couturnix japônica). A fitase tem sido utilizada na alimentação de aves domesticas como forma de aumentar a disponibilidade de minerais, de minerais como o cálcio e o fósforo que estão presentes nas moléculas de fitato dos grãos. A temperatura é outro fator de grande importância para o crescimento, desenvolvimento e produtividade das codornas, sendo o estresse térmico um obstáculo para a maximização da produção de aves poedeiras. As amostras deste estudo foram processadas logo após a coleta para os parâmetros hematológicos e confecção dos esfregaços sanguíneos; centrifugadas para obtenção do soro para o estudo bioquímico. Foram utilizados cinco grupos para cada temperatura, onde continha um grupo controle e quatro grupos com doses diferentes de fitase. Avaliou-se os seguintes parâmetros para hematologia: Hematócritos, Leucócitos, Hemoglobinas, Eritrócitos, Plaquetas, Heterófilos, Linfócitos, Eosinófilos, Basófilos, Monócitos e Neutrófilos, e a relação Heterófilo:Linfócito (H:L). Para avaliação bioquímica foram utilizados os seguintes parâmetros: GGT, ALT, AST, Fosfatase Alcalina, Fósforo, Cálcio, Ureia, CK e Ácido úrico. Resultados: a adição da enzima fitase nos níveis 1500FTU e 3000FTU proporcionaram melhores resultados em relação a concentração sanguínea de de Ca e P, contribuiu para que a produção fosse mantida, auxiliando assim o organismo a se manter estável. No que diz respeito as enzimas hepáticas e renais houve um aumento da ureia relevante no quarto ciclo de postura e com destaque para inclusão de fitase 3000FTU no ambiente 36ºC, assim como também houve um aumento da fosfatase alcalina, com número mais elevado na dieta contendo 1000FTU de fitase no ambiente 24ºC. Quanto aos resultados de cálcio, esses se mantiveram todos a baixo dos valores de referências para aves, assim como o fósforo, exceto nas inclusões de 1500 e 3000FTU no ambiente de 36ºC no quarto ciclo. Foram determinados no presente estudo os valores de referência para os parâmetros hematológicos, hematócrito, hemoglobina, leucócito, eritrócitos, plaquetas, heterófilo, linfócito, eosinófilo, basófilo, monócito e neutrófilo, e os valores avaliados neste estudo se mantiveram dentro dos valores de referência, com exceção do leucócito, eritrócito e hemoglobina do segundo ciclo de postura das aves.
Externo à Instituição - ANA CRISTINA SILVESTRE FERREIRA
Externo à Instituição - PATRICIA ARAUJO BRANDAO