PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: SILVANA MARIA SAMPAIO CAMURÇA

DISCENTE: SILVANA MARIA SAMPAIO CAMURÇA
DATA: 29/08/2014
LOCAL: UFPB - CAMPUS I
TÍTULO: O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO AMBIENTE VIRTUAL: POSSIBILIDADES PARA OS MULTILETRAMENTOS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino a distância. Multiletramentos. Leitura e escrita.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O objetivo deste estudo dissertativo é refletir sobre uma proposta de ensino para a leitura e a escrita nas aulas de Língua Portuguesa, a partir do uso de um ambiente virtual de aprendizagem - AVA, que são softwares auxiliares na montagem de cursos acessíveis pela internet, utilizados na Educação a Distância e elaborados para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos. As estratégias de ensino propostas são inseridas em um contexto de letramento crítico, e o ambiente virtual é um prolongamento da sala de aula presencial, que através de suas atividades, promovem os multiletramentos no contexto da leitura e da produção textual, utilizando diferentes textos multissemióticos, que circulam na internet. Para isso, o presente trabalho conceitua o que vem a ser os multiletramentos e suas duas vertentes, segundo os pesquisadores do Grupo de Nova Londres, dentre eles, Courtney Cazden, Bill Cope, Norma Faiclough, Jim Gee, Carmem Luke, Sara Michaels e Matin Nakata, e o diferencia de letramento digital, levando-nos a uma reflexão sobre sua importância, para formar, durante o processo de escolarização, leitores e escritores proficientes, usando essas estratégias como forma de transposição didática para o desenvolvimentos das aulas de Língua Portuguesa na educação básica e, em especial, dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Pio X – João Pessoa PB, que utilizaram como sala de aula virtual o Ambiente de Integração – Moodle hospedado em seu provedor, no ano de 2013. Dessa forma o AVA aproxima os estudantes, cada vez mais, da realidade das práticas de leitura e de escrita presentes na web e utilizadas diariamente por eles.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 6336968 - ELIANE FERRAZ ALVES