PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARCIONILO JOSE DE VASCONCELOS NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIONILO JOSE DE VASCONCELOS NETO
DATA: 10/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual - Zoom
TÍTULO: O ENSINO DE GRAMÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: O Conhecimento do professor sobre concepções linguísticas
PALAVRAS-CHAVES: Análise Linguística. Gramática. Epilinguagem.
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Considerando o conceito de Análise Linguística, bem como as discussões teóricas acerca do ensino da gramática, o presente trabalho busca trazer, como objetivo geral, os principais debates que versam sobre as dificuldades, possibilidades e a realidade, no que diz respeito ao espaço da gramática nas aulas de português. Desde os primeiros questionamentos feitos por Franchi (1978), que levanta as concepções de epilinguagem e metalinguagem, como também a concepção de Análise Linguística trazida por Geraldi (1984), até os dias de hoje, vemos que, embora muito tenha se estudado e teorizado sobre o ensino do conteúdo gramatical na escola, ainda encontramos lacunas que podem enriquecer este campo de estudo se forem preenchidas. Nesse sentido, nosso trabalho tem como um dos objetivos específicos apresentar os principais teóricos que discutiram conceitos em torno da gramática desde o momento em que esta passou a ser objeto de revisão por parte daqueles que desejavam encará-la e efetivá-la dentro das escolas de uma maneira mais significativa. Aliado a esse intuito, a presente dissertação também tem como outro objetivo específico trazer em sua estrutura uma análise dos principais documentos parametrizadores (PCN’s) e normatizador (BNCC). Por fim, por meio dessa análise, pretendemos demonstrar de que modo as discussões teóricas têm reverberado dentro destes documentos e de que modo eles podem potencializar (ou não) uma vivência metodológica mais frutífera para o ensino da gramática. Trazemos a realidade de quatro professores que, através de uma entrevista estruturada, relatam suas realidades frente ao ensino de conteúdo gramatical em escolas públicas em João Pessoa. Através desses sujeitos, que possuem contato direto com o objeto de pesquisa aqui apresentado, conseguimos traçar um panorama geral que considera as concepções teóricas que eles têm a respeito do ensino da gramática, a influência que a formação desses professores tem sobre sua prática de ensino, bem como as estratégias que eles encontram para construir uma prática de ensino significativa quando se colocam diante do conteúdo gramatical durantes as aulas de língua portuguesa. Como pontos atingidos por esse trabalho, podemos destacar a presença de um profissional mais consciente acerca do empenho que deve ter no ensino do conteúdo gramatical. Também conseguimos perceber que as concepções teóricas da academia estão se refletindo dentro dos documentos oficiais, e elas conseguem, de uma certa forma, efetivarem-se dentro da prática de ensino dos professores. A fim de subsidiar as nossas discussões, trazemos como principais aportes teóricos Antunes (2006; 2007); Franchi (2006); Geraldi (1984); Perini (2005); Travaglia (2011), entre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3784360 - JOSE WELLISTEN ABREU DE SOUZA
Externo ao Programa - 1571593 - MAGDIEL MEDEIROS ARAGAO NETO
Interno - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE
Presidente - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ
Interno - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES