PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: EURICO ROSA DA SILVA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EURICO ROSA DA SILVA JÚNIOR
DATA: 19/11/2021
LOCAL: UFPB
TÍTULO: A FORMAÇÃO DO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO EGITO-PE NA PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
PALAVRAS-CHAVES: multimodalidade; formação continuada; ensino de produção de textos multimodais; ferramentas digitais; BNCC.
RESUMO: Este estudo investiga a formação dos docentes de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental do município de São José do Egito-PE em relação à produção de textos multimodais conforme prevista na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com abordagem qualitativo-interpretativista. Como base teórica trazemos as discussões sobre multiletramentos e multimodalidade de Rojo e Moura (2012), Ribeiro (2016 e 2020), Matos e Azevedo (2019), Munhoz e Abreu (2019), Raulik (2017), Roza e Menezes (2019), Santos (2019), Rojo e Barbosa (2015) e Brasil (2018); como contribuições para a formação docente e usos de ferramentas digitais na educação, trazemos os postulados de Guedes e Viana Júnior (2013), Imbernón (2016), Leitão de Melo (1999) e Veiga (2008); para discutir a relevância dos gêneros textuais na sala de aula e sua produção, nos valemos dos postulados de Marcuschi (2008 e 2011), Silva e Luna (2012), Passarelli (2012), Porto (2009) e Antunes (2009). Até este momento da pesquisa foram realizados pesquisa bibliográfica, levantamento documental e questionários estruturados com os professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental de São José do Egito – PE. Os resultados preliminares evidenciam as dificuldades enfrentadas pelos docentes no que tange ao uso dos textos multimodais e de sua produção eficaz na sala de aula. Baseado na coleta de dados do questionário, será desenvolvido um minicurso para os professores partícipes da pesquisa, tendo em vista a melhoria da qualidade da formação docente e o aprimoramento da prática relacionada à produção de textos multimodais. Como resultado, esperamos que este estudo traga contribuições significativas para o campo das pesquisas na área acadêmica concernente à produção multimodal e à formação docente, bem como contribua para o aumento nos níveis de ensino de língua portuguesa no município de São José do Egito – PE.
Presidente - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA