PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA ROSELI JERONIMO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA ROSELI JERONIMO
DATA: 11/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO: COMO A TECNOLOGIA PODE FAVORECER JOVENS DA GERAÇÃO Z A MELHORAR O DESEMPENHO ESCOLAR EM LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Língua portuguesa. Geração Z. Tecnologias digitais.
RESUMO: O presente estudo busca refletir, com base em um conjunto de análises teóricas, as diferenças vivenciadas entre diferentes gerações, com foco na Geração Z (jovens nascidos a partir de 1995, que cresceram em um mundo integrado às tecnologias digitais contemporâneas) e de que maneira essas mudanças podem mudar e possibilitar novas formas do aluno da Geração Z aprender e desenvolver o letramento digital durante as aulas de Língua portuguesa. Buscamos desenvolver a pesquisa mesclando o ensino com os dois ambientes: presencial e on-line, assim como a utilização de recursos tecnológicos contemporâneos e uma metodologia ativa de ensino. Fundamentamos nossos estudos em cinco etapas para a contribuição de estudos netnográficos. Na primeira etapa foi feita e a leitura e as análises das fontes de pesquisa para o desenvolvimento da fundamentação teórica do trabalho. Iniciamos com Tapscott (2010), Palfrey e Gasser (2011) para refletir a respeito das diferenças entre as gerações, especificamente a Geração Z, Kleiman (2007), Moran (2019) nos nortearam para os fundamentos do letramento digital, Bakhtin (2003) e Marcushi (2008) para o embasamento nos gêneros discursivos/textuais e a contextualização do Ensino Híbrido com Bacich, Tanzi Neto (2015) utilizando como proposta do Ensino Híbrido, a Sala de Aula invertida Bergmann e Sams (2016). Contamos com a aplicação de planos de aulas sobre a temática dos gêneros discursivos/textuais imagéticos: tira, charge, cartum e meme dentro da esfera jornalística. A pesquisa teve como locus uma escola particular de João Pessoa, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II que nos permitiram vivenciar na prática a utilização de processos metodológicos que envolvem as tecnologias digitais contemporâneas durante o processo de aprendizagem ativa, o desenvolvimento do letramento digital e um questionário direcionado aos alunos participantes dessas aulas, com o intuito de refletir a respeito da viabilidade e da eficácia em inserir recursos tecnológicos durante as aulas de Língua Portuguesa.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA