PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: HELLEN CHRISTINE DE OLIVEIRA FELIX

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELLEN CHRISTINE DE OLIVEIRA FELIX
DATA: 09/12/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR NA TRAJETÓRIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÕES NO CAMPUS I DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: política de inclusão, trajetória de cursos, alteridade.
PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Para que as políticas públicas de acesso à Universidade apresentem a eficácia esperada, faz-se necessário que os diversos fatores, que influenciam positivamente e negativamente no ingresso e na permanência do aluno até seu consequente egresso na diplomação, sejam diagnosticados e avaliados, para que se possam traçar estratégias no combate aos altos índices de divergência entre a quantidade de ingressantes e diplomados nos cursos de graduação. Este fato interfere na taxa de sucesso e, consequentemente, no sensu das instituições públicas. Diante do exposto, essa pesquisa tem como objetivo principal analisar dados relacionados às principais causas associadas ao interrompimento da trajetória acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação, tentando observar a linguagem que a Universidade emite através desses dados. Teoricamente, procuramos suporte nos diversos documentos oficiais que regem a política de cotas em nosso país e na Análise do Discurso, para observar a alteridade entre os diversos documentos. Como objetivos específicos, tentaremos: 1- Identificar as múltiplas causas do interrompimento da trajetória acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação; 2- Mostrar quais áreas de conhecimento concentram um maior número de interrompimento e 3- observar dados sobre a trajetória dos alunos cotistas e não-cotistas envolvidos nesse processo. Metodologicamente, recolheremos dados de todos os cursos de graduação do Campus I da UFPB, para observar os objetivos descritos no projeto. Esperamos que a identificação dos fatores internos ou externos que levam à evasão e ao interrompimento norteie, posteriormente, tomada de decisões sobre políticas acadêmicas de intervenção que ajudem a minimizar esses problemas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CRISTINA DE SOUSA ALDRIGUE
Presidente - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE