PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁBIO RONNE DE SANTANA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁBIO RONNE DE SANTANA LIMA
DATA: 20/02/2022
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: Relações de concordância e conjugação verbal envolvendo variantes de primeira pessoa do plural do português brasileiro: uma proposta didática
PALAVRAS-CHAVES: Sociolinguística educacional. Concordância verbal. Primeira pessoa do plural.
RESUMO: Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar uma proposta didática a partir do comportamento variável das relações de concordância e conjugação verbal envolvendo a primeira pessoa do plural na produção de textos escritos de estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para tanto, apresentamos reflexões teórico-metodológicas acerca da necessidade multiteórica requerida para o ensino de língua e de gramática. Como direcionamento, sustentamos a discussão com base na pedagogia culturalmente sensível, a pedagogia da variação linguística (BORTONI-RICARDO, 2009 [2004]; 2005; 2017; FARACO, 2015), e usufruímos da proposta de ensino de gramática em três eixos, especialmente no eixo da variação (VIEIRA, 2017; 2017a; 2017b). No aspecto teórico-metodológico, realizamos uma pesquisa do tipo quanti-qualitativa, de natureza aplicada, sob uma abordagem dialética, com método de pesquisa-ação, ancorados pela análise da Sociolinguística variacionista (LABOV, 2008 [1972]) e educacional (BORTONI-RICARDO, 2009 [2004]; 2005). Como instrumentos, utilizamos a produção de escrita de 32 estudantes da Educação Básica, da cidade de Juazeiro, na Bahia. Cada colaborador criou uma carta pessoal e uma carta de solicitação. Submetemos esses dados à análise estatística, por meio do programa GoldVarb-X, e constatamos o fator linguístico presença do sujeito e o fator extralinguístico sexo/gênero como grupos favorecedores da não concordância. A proposta didática que construímos oferece um bloco de atividades comentadas, valendo-se da pedagogia da variação linguística, cujo intuito é o ensino produtivo de gramática e a reflexão sociolinguística acerca das variantes da CV de 1PP, tanto em seu modelo tradicional quanto nas variedades efetivamente em uso.
Presidente - 2349477 - FRANCISCO EDUARDO VIEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - HEBE MACEDO DE CARVALHO