PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELOIZA DE OLIVEIRA CHAVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELOIZA DE OLIVEIRA CHAVES
DATA: 10/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: Práticas de letramento na escola: produzindo minicontos com a temática do racismo por meio da ferramenta de escrita colaborativa – Padlet
PALAVRAS-CHAVES: Escrita colaborativa; Letramento; Educação.
PÁGINAS: 96
RESUMO: A contemporaneidade tem colocado novos desafios no âmbito do ensino, dessa forma é precisolevar em consideração às novas demandas de formação do sujeito, que não podem acontecer apenas por bases de um currículo engessado, mas que tenha por norte um ensino inovador compráticas de letramento que deem subsídio aos alunos para desempenharem atividades significativas na sociedade. E a tecnologia no espaço escolar tem ganhado sua devida importância, por isso o letramento digital se dá como uma necessidade para as práticas educativas da atualidade. Tendo em vista esse contexto e seguindo uma abordagem da transdisciplinaridade presente na Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1998), bem como a proposta de trabalhar questões voltadas para o contexto da sala de aula, e usos reais da linguagem, o objetivo dessa pesquisa consiste em propor uma abordagem de produção de escrita colaborativa de minicontos com a temática do racismo com auxílio da ferramenta Padlet com uma turma de 5 º ano do ensino fundamental I, com propósito de observar a compreensão ativa e responsiva dos alunos com relação a produção de maneira colaborativa, sendo essa uma prática de letramento que tem surtido efeito para a produção escrita, dado o suporte inovador da plataforma Padlet, bem como perceber se ocorrerá apropriação dos multiletramentos a partir da discussão do tema de relevância social. A metodologia desse trabalho é de base interpretativista, seguindo uma abordagem qualitativa e pesquisa-ação (BORTONIRICARDO 2008). Para embasar as teorias presentes nessa pesquisa utilizaremos os pressupostos teóricos de Rojo (2008, 2009, 2012), Soares (2003,2002), Kleiman (1995), Cosson (2006), Moran, Masetto e Behrens (2013), kenski(2012) Coscarelli (2016), Lévy (1993), Moita Lopes (1998), Costa Hübes (2008), Lopes Rossi (2006), Gil (2008), Bortoni-Ricardo (2008), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros. Como instrumentos para coleta de dados utilizaremos um questionário sociocultural e um semiestruturado de forma online, aplicação de sequência didática com momentos de leitura e escrita, e a produção textual dos alunos por meio da ferramenta de escrita colaborativa do Padlet.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDILMA DE LUCENA CATANDUBA
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI