PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: WUILIANS JONYS TAVARES GABI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WUILIANS JONYS TAVARES GABI
DATA: 10/03/2022
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: A FERRAMENTA VIRTUAL VOCAROO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento; Letramento digital; FVNexA; TDIC; Vocaroo.
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo apresentar a ferramenta vocaroo como suporte pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa na esfera do ensino básico. Primeiramente, abordamos a oralidade em seu uso cotidiano, evidenciando suas características subjetivas e importância para a comunicação humana à luz de Marcuschi (2010) e Carvalho e Ferrarezi Jr (2018). Em seguida, discutimos sobre a oralidade em termos descritivos segundo preceitos de Flannery (2015) e Heine (2002). Apresentamos, ainda, o papel da oralidade dentro de um esquema conversacional, conforme Flannery (2015). Trazemos a oralidade enquanto fenômeno observável, por meio da observação da modalidade de língua oral. Refletimos, também, sobre o Letramento Digital com base em Coscarelli (2016), Moran (2013), Rojo e Moura (2019) e Soares (2002) e sobre as Ferramentas Virtuais não Exclusivas à Aprendizagem – FVNexA (MATOS, 2020). Nesse sentido, a ferramenta vocaroo é observada, dentro das suas possibilidades, enquanto ItemNet (MATOS, 2020) suscetível à intervenção do agente (docente). Quanto à metodologia, a pesquisa envolveu o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática com base no uso da ferramenta vocaroo destinada ao ensino de Língua Portuguesa para alunos do 7° ano de uma escola púbica. Os resultados parciais mostram que a ferramenta vocaroo se mostrou um excelente suporte para o ensino do conteúdo linguístico “pontuação”, além de proporcionar o letramento digital dos alunos. Também concluímos que a ferramenta vocaroo foi capaz de transformar-se em uma FVNexA, através da atuação do agente docente.
Presidente - 1736309 - DENILSON PEREIRA DE MATOS
Externo à Instituição - FÁBIA SOUSA DE SENA COSTA