PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JULIANA VASCONCELOS DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA VASCONCELOS DE ANDRADE
DATA: 16/03/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE HIPERTEXTOS COMO MEDIADORES DE PRÁTICA DE LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. E-book. Hipertexto. Letramento digital.
PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: As últimas décadas têm sido vivenciadas com intensas transformações sociais em virtude do desenvolvimento e do avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, que têm modificado muito mais que as interações humanas em tempo real, tornando-se essenciais para a vida no século XXI. Comunicar-se, realizar transações bancárias, fazer compras e buscar emprego através da tela de computadores, hoje são tarefas cotidianas dos letrados digitais. Sendo assim, pensar em como as escolas de educação básica têm estruturado as suas ações em busca do desenvolvimento do leitor do século XXI é tarefa primordial para todos que compõem a comunidade escolar. A fim de refletir sobre isso, partindo de um estudo qualitativo com base na netnografia, propomos analisar a compreensão da leitura de hipertextos realizada por alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, através de ferramentas on-line; compreender a transmutação intergenérica ocorrida com os gêneros discursivos/textuais em decorrência do surgimento e do avanço das TDICs; avaliar, através da análise das respostas dos participantes nas atividades de leitura, a atuação e a compreensão leitora de hipertextos disponibilizados através de Whatsapp e Google Formulário e estimular a competência leitora dos sujeitos mediada pelas TDICs, propiciando práticas de leitura que promovam o Letramento Digital. Assim, neste trabalho, discutimos a leitura na perspectiva dos gêneros discursivos/textuais com base nas premissas de Bakthin (1929), de Marcuschi (2002), de Rodrigues (2005), de Motta-Roth (2011), dentre outros, como também elucidamos as discussões de Rojo (2005), de Coscarelli (2007), de Moran (2012), de Trevisani (2015), de Bacich (2015), de Ribeiro (2016) e outros. acerca das práticas de Letramento Digital e dos processos de leitura mediados pelas TDICs. Com isso, apresentamos os resultados do nosso estudo realizado com base na vivência de leitura hipertextual através dos aplicativos WhatsApp, Google Formulário e Kindle com crianças participantes do estudo. Através das investigações realizadas, concluímos que os participantes apresentaram bom desempenho na execução das propostas, além de terem demonstrado engajamento para a realização das situações de leitura mediadas pelas TDICs.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES