PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de DEFESA: LUCIANA ROSELI JERONIMO

DISCENTE: LUCIANA ROSELI JERONIMO
DATA: 23/03/2022
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO: COMO A TECNOLOGIA PODE FAVORECER JOVENS DA GERAÇÃO Z A MELHORAR O DESEMPENHO ESCOLAR EM LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Geração Z. Língua portuguesa. Tecnologia. Ensino híbrido.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O presente estudo busca refletir sobre as diferenças vivenciadas entre distintas gerações, com foco na Geração Z (jovens nascidos a partir de 1995, que cresceram em um mundo integrado às tecnologias digitais contemporâneas) e de que maneira essas mudanças podem possibilitar novas formas do aluno da Geração Z aprender e desenvolver o letramento digital durante as aulas de Língua portuguesa. Buscamos realizar a pesquisa mesclando o ensino com os dois ambientes: o presencial e o on-line, assim como a utilização de recursos tecnológicos contemporâneos e uma metodologia ativa de ensino. Estruturamos nossos estudos netnográficos em cinco etapas. Na primeira etapa, foi feita e a leitura e as análises das fontes de pesquisa para o desenvolvimento da fundamentação teórica do trabalho. Iniciamos com Tapscott (2010), Palfrey e Gasser (2011) para refletir a respeito das diferenças entre as gerações, especificamente a Geração ZK; Leiman (2007), Moran (2019) nortearam-nos para os fundamentos do letramento digital; Bakhtin (2003) e Marcushi (2008) para o embasamento nos gêneros discursivos/textuais e a contextualização do Ensino Híbrido com Bacich, Tanzi Neto (2015). Como proposta de Ensino Híbrido e da Sala de Aula Invertida, ancoramo-nos nos pressupostos teóricos de Bergmann e Sams (2016). Contamos com a aplicação de planos de aulas sobre a temática dos gêneros discursivos/textuais imagéticos: tira, charge, cartum e meme, dentro da esfera jornalística. A pesquisa teve como locus uma escola particular de João Pessoa, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, que nos permitiram vivenciar na prática a utilização de procedimentos metodológicos que envolvem as tecnologias digitais contemporâneas durante o processo de aprendizagem ativa, na busca da efetivação do desenvolvimento do letramento digital e a utilização de um questionário direcionado aos alunos participantes dessas aulas, que nos proporcionou a oportunidade de refletir a respeito da viabilidade, necessidade e eficácia em inserir recursos tecnológicos durante as aulas de Língua Portuguesa.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI