PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: CÍNTYA JÍMINNI BRITO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÍNTYA JÍMINNI BRITO DA SILVA
DATA: 09/05/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE TEXTOS COLABORATIVOS: POSSIBILIDADES DE USO DA FERRAMENTA TRELLO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ARTIGO CIENTÍFICO ACADÊMICO NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Produção textual. Ferramentas tecnológicas. Letramento digital.
RESUMO: Esta pesquisa situa-se no campo das Tecnologias Contemporâneas e Ensino, realizada na Escola Técnica Estadual Miguel Batista da Gerência Regional (GRE) Recife-Norte com estudantes da 3ª série do ensino médio e uma docente de língua portuguesa. Dentro desta delimitação, buscamos investigar de que forma os estudantes realizam seus trabalhos de pesquisa e de construção de textos científicos por meio da ferramenta Trello, inserida na categoria de Ferramenta Virtual Não exclusiva à Aprendizagem (FVNexA), assim como no campo de Objeto digital de Aprendizagem (ODA) e por meio da interface de ferramentas livres. A pesquisa segue os preceitos de Bortoni – Ricardo (2019), Creswell (2021), Lakatos e Marconi (2003) com base no estudo interpretativista, quali-quantitativa. Como embasamento teórico, contamos com os autores como Motta-Roth (2005), Rojo (2005), Soares (2002), Bakhtin (1997) para os gêneros discursivos, Bazerman (2007) e Marcuschi (2010) em relação aos gêneros textuais ; Xavier (2011) e Lévy (2010), Marcuschi e Xavier (2010) nas linhas do texto e hipertexto; Coscarelli (2012, 2016), sob o olhar das interconexões que regem à leitura e à escrita; Araújo (2009), Ribeiro e Cocarelli (2017), Moran (2022), dentre outros, com foco nas práticas que possam contribuir para o letramento digital. A pesquisa teve como locus a Escola Técnica Estadual Miguel Batista com a participação de estudantes da 3ª série do ensino médio, onde foi permitido vivenciar a experiência da utilização dos procedimentos metodológicos que as ferramentas digitais para produção do gênero textual acadêmico artigo científico. Para o referido estudo, alocamos os participantes em dois grupos de 10 integrantes. Ao grupo A coube a utilização da ferramenta Trello e ao grupo B, coube a utilização de ferramentas livres no formato de uma sequência didática. Além disso, contou-se, também, com aplicação de questionário e uma entrevista semiestruturada, os quais proporcionaram a reflexão sobre a utilização de uma ferramenta significativa a fim de dinamizar, facilitar a aprendizagem colaborativa de estudantes e práticas de docentes. Portanto, este estudo visa a inserção da ferramenta Trello como meio de minimizar as dificuldades de organização para construção de um texto científico de forma colaborativa com estudantes da 3ª série do ensino médio, em sala de aula. Com o presente estudo, almeja-se estimular o protagonismo juvenil na elaboração, na construção e na aplicação de trabalhos científicos dentro do ambiente escolar e além dos muros da escola.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI