PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOELMA DE OLIVEIRA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOELMA DE OLIVEIRA FERREIRA
DATA: 13/05/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AVANÇO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE INVESTIGATIVA DO USO DO APLICATIVO WHATSAPP NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Ensino. Letramentos. Práticas pedagógicas. Tecnologias digitais.
RESUMO: O estudo sobre tecnologias digitais na educação tem sido pauta de discussões no cenário educacional contemporâneo, requisitando dos educadores e dos gestores um olhar mais crítico acerca desse tema. A presente pesquisa tem por objetivo geral investigar a influência do aplicativo WhatsApp como recurso didático/pedagógico nas aulas de Língua Portuguesa; e como específicos, refletir sobre as manifestações dos discursos dos alunos e suas formas de interação, no grupo do WhastsApp, entre eles e o professor; estabelecer um comparativo entre a oralidade e a escrita a partir dos diálogos e das atividades propostas nos grupos de WhatsApp; analisar a prática de leitura e de escrita, por meio da utilização do gênero discursivo/textual reportagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, em que o método de investigação é do tipo etnográfico, que terá como percurso metodológico a criação de grupos de WhatsApp, levando em consideração os aspectos educacionais, culturais e socioeconômicos em que os atores estarão envolvidos e, posteriormente, a partir desses grupos, serão propostas atividades que versem sobre produção textual, níveis da fala e outros assuntos que contemplem a oralidade e a escrita. A construção teórica será embasada em autores como: Coscarelli (2021), Ribeiro (2021), Kleiman (2008), Matos (2020), Moran (2013), Soares (2012) abordando temáticas sobre as tecnologias da informação e da comunicação e os letramentos; Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), sobre gêneros discursivos/textuais; Bortoni-Ricardo (2008), Schneuwly e Dolz (2011) sobre a Sequência Didática, dentre outros. Como proposta de intervenção pedagógica o aplicativo WhatsApp, que vem sendo utilizado como ferramenta comunicativa, pode ser visto como meio de se estabelecer a interação, analisar diálogos, explorar marcas de oralidade. Nesta pesquisa, ele é utilizado como dispositivo pedagógico para auxiliar na execução da Sequência Didática aplicada. Portanto, é essencial reconhecer que as tecnologias digitais têm mobilizado a sociedade globalizada e invadido massivamente as salas de aulas. E é pensando nessa perspectiva que o aplicativo WhatsApp precisa e deve ser aproveitado, enquanto dispositivo pedagógico, nas aulas de Língua Portuguesa.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI