PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: MÔNICA CRISTINA DA SILVA SANTIAGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÔNICA CRISTINA DA SILVA SANTIAGO
DATA: 30/05/2022
LOCAL: Sala Remota
TÍTULO: LITERATURA DE AUTORIA NEGRA FEMININA: contribuições para a formação do leitor
PALAVRAS-CHAVES: Formação do leitor. Escritoras Negras. Letramentos. Letramento Literário
RESUMO: A sociedade brasileira é marcada pelo patriarcalismo, pelas desigualdades e segregações sociais. O reflexo disso está no lugar social reservado para as mulheres negras nas diversas esferas como academia, trabalho e campo artístico-literário perpetuando por décadas um espaço de silenciamentos, invisibilidade e marginalização para a literatura de autoria negra feminina e isso precisa ser questionado por professores-pesquisadores que lutam por garantia de uma educação antirracista. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo promover o letramento literário por meio da leitura de textos de autoria negra feminina, refletir sobre o espaço da literatura de autoria negra feminina nas aulas de Língua Portuguesa a fim de evidenciar textos de mulheres negras como forma de resistência e sua contribuição na formação do leitor crítico e consciente de seu espaço e direitos, estimulando seu desenvolvimento cognitivo e linguístico, e fortalecimento das identidades. Em termos metodológicos, propomos uma intervenção que possui natureza qualitativa e que se configura como uma pesquisa-ação, pois terá o professor como mediador e essa mediação se dará por meio da realização da sequência básica de Cosson com a análise da obra A cor da Ternura de Geni Guimarães (2018). Nessa perspectiva, para alcançarmos nossos objetivos buscamos embasamento teórico em Hall (2014, 2020), Bhabha (1998), Gonzales (2020), Kleiman, (1995, 2013), Cosson (2021), Zilberman (2012), Lerner (2002), Souza (2011) entre outros que interessam a nossa proposta. A pesquisa teve como lócus uma escola da Rede Municipal de João Pessoa, e como sujeitos ativos no processo, alunos e alunas do 7° ano do Ensino Fundamental- anos finais. Buscamos desenvolver a pesquisa nos ambientes virtual e presencial, pois estamos no ensino híbrido e como resultado parcial temos a inquietação e as interrogações de alunos e alunas que se encontraram na leitura literária, além das reflexões sobre os estereótipos pejorativos que circulam na escola e fora dela.
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA