PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIONEIDE DA PAIXÃO NORBERTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIONEIDE DA PAIXÃO NORBERTO
DATA: 29/06/2022
LOCAL: Ambiente Virtual (https://meet.google.com/ssu-wxsp-cib)
TÍTULO: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA EDUCAR PRA VALER SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
PALAVRAS-CHAVES: Programa Educar Pra Valer, Língua, Alfabetização, Atuação de professoras de Língua Portuguesa
RESUMO: O grande número de crianças não alfabetizadas ou que não atingem os níveis referentes às médias esperadas nas avaliações nacionais tem mobilizado muitas Secretarias de Educação Municipais a buscarem por programas que oferecem sucesso na aquisição da leitura e escrita dos estudantes nas séries iniciais do ensino fundamental. No município de João Pessoa/PB, a Secretaria Municipal de Educação implementou em 2019, nos segundos e quintos anos do ensino fundamental o Programa Educar pra Valer. Muitas professoras sentiram um grande impacto com essa implementação na alfabetização dos/as alunos/as. Diante do exposto, essa pesquisa teve como objetivo principal conhecer implicações que ocorreram no resultado final da alfabetização das crianças com a implementação do Programa Educar Pra Valer. Teoricamente, procuramos suporte em estudos de Antunes (2009), Cunha (2012), Martelotta (2003), Martiniak e Cruz (2015), Morais (2012), Soares (2000, 2004), entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, com a colaboração de duas professoras de turmas de segundo ano de duas escolas públicas do município de João Pessoa. Para o levantamento de informações, foram utilizados dois procedimentos: um questionário contendo questões sócio demográficas e uma entrevista, para geração a coleta dos dados sobre a rotina da atuação dos professores diante da metodologia proposta, no guia do professor e nos cadernos de LP do estudante do Programa Educar pra Valer. A conclusão mostra que há uma resistência das docentes diante da implementação do novo programa de Formação.
Presidente - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo ao Programa - 2583807 - MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO