PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de QUALIFICAÇÃO: POLLYANNA CRISTINA QUADROS DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLLYANNA CRISTINA QUADROS DO NASCIMENTO
DATA: 28/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente 34 - CCHLA
TÍTULO: O TRATAMENTO DADO ÀS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS PROVAS DO ENEM E UMA PROPOSTA DIDÁTICA AUTORAL: CAMINHOS PARA AMPLIAR AS CAPACIDADES DE LEITURA DESSA LINGUAGEM AUTÔNOMA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros Textuais. Histórias em quadrinhos. Proposta Didática. Enem.
PÁGINAS: 110
RESUMO: As histórias em quadrinhos constituem-se de elementos (extra)linguísticos ricos a serem explorados. Porém, tradicionalmente, o trabalho com a leitura desses textos privilegia o estudo gramatical desarticulado com os propósitos sociocomunicativos, o que faz com que os alunos não desenvolvam um letramento adequado para reconhecerem as estratégias presentes, formadoras de humor e/ou crítica social. Assim, esta pesquisa visa analisar o tratamento dado às HQs no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) – prova que assumiu grande papel de destaque na educação básica – para a avaliação das competências e habilidades leitoras dos estudantes, de modo a dissipar velhas crenças. O corpus de análise é composto por todas as provas divulgadas desse exame de 1998 a 2021, buscando identificar a incidência das HQs por gênero textual e por área de conhecimento; observar a nomenclatura e as características dos gêneros textuais que são salientadas nos enunciados das questões; avaliar se as estratégias linguísticas e extralinguísticas mobilizadas estão sendo requisitadas; e elaborar uma proposta didática autoral voltada para o público do Ensino Médio, no intuito de desenvolver as habilidades e competências leitoras desse público. A metodologia de análise empregada foi de cunho quantitativo e qualitativo, utilizando um viés interpretativista ancorado em referenciais teóricos que englobam discussões sobre os gêneros textuais (ANTUNES, 2003, 2007, 2010, 2017; BAKHTIN, 1979; MARCUSCHI, 2010; GERALDI, 1984), o percurso da Linguística enquanto uma ciência autônoma (PETTER, 2002; SAUSSURE, 1916; ILARI, 2011; MOITA LOPES, 2016), as características linguísticas que compõem os textos de humor (GIL, 1995; MORIN, 1971; POSSENTI, 2014a, 2014b, 2018; RASKIN, 1985), as teorias da narrativa sequencial gráfica (EISNER, 1985, 1986; MCCLOUD, 2005; VERGUEIRO, 2004a, 2004b), a linguagem dos quadrinhos (CIRNE, 1970; RAMOS, 2007) e a prova do Enem (BRASIL, 2009; CAMPOS; POLACHINI, 2011), além de autores e materiais de estudo complementares.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Interno - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE
Presidente - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ