PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSÂNGELA DE SOUSA MENCATO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSÂNGELA DE SOUSA MENCATO
DATA: 06/07/2022
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: IMPACTOS DA EXCLUSÃO DO ENSINO PORTUGUES COMO L2 PARA SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS NA PARAÍBA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
PALAVRAS-CHAVES: português como L2 para surdos; educação básica paraibana; relato de professores
RESUMO: O Brasil, que possui a Legislação: 10.436 de 24/04/2002 (que institui a Libras como a língua de sinais brasileira, a ser utilizada pelas comunidades Surdas) e o decreto nº 5.626/2005, (de como os ambientes precisam oportunizar ao surdo à comunicação) não efetiva o direito de aprendizagem dos Surdos, quando não contemplam o currículo de ensino de português como L2, na modalidade escrita dispondo de metodologias de ensino que promovam a valorização da cultura Surda. Assim, nossa hipótese é a de que tais documentos (a BNCC e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba) excluem um currículo de ensino de português como L2 para os surdos, na educação básica, a despeito da expressividade da comunidade Surda brasileira que representam 5% da população brasileira, segundo dados do IBGE, o que corresponde a mais de 10 milhões de cidadãos. Nesta perspectiva para suprir esta carência apenas em julho de 2021, o Ministério da Educação lança um material intitulado: “Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos da Educação Básica e do Ensino Superior”, que nada mais são do que seis cadernos que trazem uma proposta curricular que contempla os direitos educacionais dessa população surda e que deveria ter sido incluída na base. Sendo assim os cadernos são subdivididos em: Caderno Introdutório; Caderno I – Educação infantil; Caderno II – Ensino Fundamental (anos iniciais); Caderno III – Ensino Fundamental (anos finais); Caderno IV – Ensino Médio; Caderno V – Ensino Superior. Portanto, nosso objetivo geral é compreender os impactos da exclusão do ensino de portugues como L2 para surdos na educação básica em duas escolas localizadas no Municípios de Campina Grande. Com objetivos específicos: Demonstrar na BNCC e na proposta curricular do estado da Paraíba, a ausência do ensino de Português como L2 para Surdos, na educação básica; investigar os efeitos da exclusão de um currículo de ensino de português como L2 para Surdos na educação básica; verificar através de entrevistas os impactos dessa exclusão e quais as metodologias de ensino estão sendo utilizadas na educação básica para o ensino de português como L2 para surdos, em duas escolas localizadas no Municípios de Campina Grande. Esta é uma pesquisa exploratória, para identificar os resultados e as respostas acerca da problematização apresentada neste trabalho. Buscando, através de uma coleta de dados quantitativos, entender os efeitos da exclusão de um currículo de ensino de português como L2 para Surdos na educação básica, nos documentos oficiais descritos acima assim como também analisar como os professores de português elaboram suas aulas para alunos surdos, e se têm conhecimento dos cadernos: “Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos da Educação Básica e do Ensino Superior”.
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo à Instituição - FÁBIA SOUSA DE SENA COSTA